Notícias Notícias

Voltar

HC desenvolve projeto de saúde digital para monitorar feridas de pacientes no pós-cirurgia

Projeto prevê que, por meio de smartphones ou computadores, pacientes receberão lembretes de cuidados, atualizações sobre estado de saúde e alertas

Monitorar a evolução da cicatrização pós-cirúrgica de pacientes que já receberam alta hospitalar é o objetivo do projeto “Implantação de Chatbot Inteligente para Monitoramento da Jornada de Pacientes em Cirurgias Limpas”, que foi aprovado no Edital Facepe “Pernambucanas Inovadoras 2023”. O projeto é uma parceria do Hospital das Clínicas da UFPE com a startup Aicury e entrará em fase de desenvolvimento em setembro, com duração de um ano. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Em parceria com a Aicury, vamos desenvolver um assistente virtual inteligente (chatbot) alimentado por tecnologia de Inteligência Artificial para acompanhar e monitorar pacientes pós-cirúrgicos do HC. O chatbot possui a habilidade de interagir por texto e voz, oferecendo uma comunicação eficiente e instantânea entre o paciente e a equipe médica”, salienta a coordenadora do projeto e chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital (Setisd) do HC, Shirley Cruz.

O projeto é uma iniciativa do Programa de Saúde Digital do HC e congrega profissionais do Setisd e da Comissão de Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (CCIRAS) do HC. A iniciativa surgiu a partir de uma parceria com o Sebrae-PE em que foram mapeados pontos de melhoria no hospital após o MatchDay Saúde & Tecnologia, realizado em março, pelo CIn e pelo HC.

Um desses pontos foi o monitoramento de pacientes submetidos a cirurgias limpas, que precisam ser acompanhados pela vigilância pós-alta da CCIRAS para identificar as infecções de sítio cirúrgico, prevenir as complicações e promover a recuperação adequada. Cirurgias limpas são aquelas realizadas em tecidos estéreis ou que são passíveis de descontaminação. São também eletivas, sem drenagem e em que não ocorrem penetração nos tratos digestivo, respiratório e urinário.

“Do ponto de vista do controle de infecção, é o reflexo da integração entre saúde e tecnologia. Essa solução tecnológica poderá ajudar a população e promover um SUS de qualidade e excelência”, afirma a enfermeira Andreza Cavalcanti, chefe da Unidade de Vigilância em Saúde do HC e presidente da CCIRAS.

A coordenadora do projeto, Shirley Cruz, explica que, por meio de smartphones ou computadores, os pacientes receberão lembretes de cuidados, atualizações sobre o seu estado de saúde e alertas em caso de possíveis complicações. “Com a tecnologia da Inteligência Artificial, o chatbot tem capacidade de entender e responder às demandas de maneira contextualizada, garantindo um suporte contínuo após a alta hospitalar e contribuindo significativamente para a recuperação do paciente”, afirma.

A enfermeira da CCIRAS Virgínia Menezes destaca que a jornada do paciente no hospital, especialmente em relação às cirurgias limpas, é um processo marcado por diversos desafios que podem repercutir na recuperação do paciente e na eficácia geral do sistema de saúde. “Nosso objetivo é melhorar o acompanhamento e a eficiência do atendimento ao paciente, reduzindo complicações pós-operatórias, novos internamentos, diminuindo custos e melhorando a satisfação dele”, ressalta.

PARCERIA - A parceria com o HC é destacada pela Aicury – Tecnologias Inteligentes em Feridas, startup incubada no Centro de Informática (CIn) da UFPE. “Essa parceria é estratégica e vital porque o desenvolvimento de soluções baseadas em Inteligência Artificial para a avaliação e o monitoramento de pacientes com feridas reflete o compromisso e dedicação de toda a nossa equipe”, pontua a CEO (diretora executiva) da Aicury, Geicianfran Roque, que é graduada em Enfermagem e doutoranda em Ciência da Computação pela UFPE. O CPO (diretor de produtos) da Aicury, José William, destaca que “mais do que simplesmente otimizar processos, essas soluções têm o potencial de promover resultados melhores para os pacientes”.

O Edital da Facepe (Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco) tem como objetivo incentivar e fortalecer as iniciativas empreendedoras planejadas e coordenadas pelas pesquisadoras pernambucanas para geração de inovações tecnológicas, sejam produtos, processos ou serviços criativos.

Notícias relacionada

Seis projetos da UFPE foram aprovados no Edital Facepe “Pernambucanas inovadoras”

 

 

Data da última modificação: 28/08/2023, 15:02