Notícias Notícias

Voltar

HC comemora redução de infecções em sua UTI em 2018

Os indicadores estão expostos no Quadro de Aprendizagem Organizacional na UTI e servem de estímulo para a manutenção do esforço coletivo da equipe

Os bons resultados alcançados em 2018 pela equipe da UTI geral do Hospital das Clínicas da UFPE na Colaborativa Proadi-SUS “Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil” foram comemorados com um café da manhã, na última sexta-feira (1º). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Divulgação

Superintendente e equipe satisfeitos com os bons resultados

A colaborativa nacional que integra 119 hospitais públicos do Brasil tem como meta reduzir 30% das infecções nas Unidades de Terapia Intensiva desses hospitais em 18 meses, e 50% em 38 meses. “Nossa equipe produziu grandes resultados em 2018: passamos 9 meses sem casos de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica e 11 meses sem registro de infecção no trato urinário. Nossa mediana de densidade de incidência de pneumonia em 2017, por exemplo, era de 13 casos por mil ventilador-mecânico/dia; em 2018, foi zero. Isso mostra o comprometimento e esforço de toda a equipe”, explica a infectologista Claudia Vidal, líder da colaborativa no HC.

O superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, destaca a importância de ações como essa. “Conseguimos reduzir bastante os efeitos adversos que o paciente pode ter ao sofrer um procedimento invasivo numa UTI. Apenas com a mudança nos processos assistenciais baseada no engajamento dos nossos funcionários abertos a novas informações e adoção de protocolos de segurança mais eficientes”, salienta.

Cláudia Vidal explica que os indicadores estão expostos no Quadro de Aprendizagem Organizacional na UTI e servem de estímulo para a manutenção do esforço coletivo da equipe. “Além disso, tivemos o reconhecimento de nosso superintendente em conceder um documento de elogio a esse trabalho que constará na ficha profissional de cada membro como forma de estímulo e agradecimento”, completa.

O HC integra a Colaborativa desde dezembro de 2017 com uma equipe de trabalho formada por profissionais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Gerenciamento de Riscos Assistenciais (Ugra), Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) e do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). O projeto nacional é promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com o órgão norte-americano Insitute for Healthcare Improvement (IHI) e vai até dezembro de 2020.

Data da última modificação: 06/02/2019, 13:31