HC amplia quantidade de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

Ao todo, estão em operação 13 leitos, sendo cinco da UTI clínica (antiga URCC) e oito da UTI cirúrgica

O Hospital das Clínicas da UFPE ampliou a quantidade de leitos da Unidade de Terapia Intensiva de dez para 13. Agora, são cinco leitos da UTI clínica (antiga URCC), sendo um deles de isolamento respiratório; e oito de UTI cirúrgica ampliando a assistência aos usuários do SUS em Pernambuco, que precisam desse tipo de tratamento de maior complexidade. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A ampliação é resultado da construção de um leito de isolamento respiratório na UTI Clínica (antiga URCC) e de mais dois leitos na UTI Cirúrgica (antes UTI Geral). “Tivemos um incremento de 30% de leitos da Unidade, um aumento significativo que permite atender melhor a demanda cirúrgica. Serão mais pacientes oncológicos, com patologias vasculares e urológicas, entre várias outras. São pacientes de alta complexidade sendo atendidos. Também poderemos internar com segurança pacientes com uma doença infecciosa de transmissão respiratória, que necessitam de leito de isolamento respiratório”, explica a chefe da UTI do HC, Michele Godoy.

Assim que ficou pronta, em junho de 2022, a UTI Clínica passou a abrigar de forma temporária a UTI Neonatal, que estava em reforma até o início desse mês, quando foi transferida para o seu local original. Agora, em novembro, passou a ser totalmente utilizada com a função de UTI Clínica.

O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Data da última modificação: 23/11/2023, 14:04