HC amplia a assistência a mamães e bebês com unidade de cuidado neonatal do Método Canguru

O Hospital das Clínicas da UFPE ampliou a assistência prestada na saúde maternoinfantil com a inauguração da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Ucinca), um sonho de 20 anos, que sai do papel e se junta à UTI Neonatal e à Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Fotos: Passarinho

Novo espaço custou R$ 260 mil em adequações, equipamentos e mobiliário

O reitor Anísio Brasileiro destacou a parceria com a Ebserh na gestão do hospital e os seus benefícios. “Temos um hospital 100% público voltado para a formação profissional, ao ensino, à pesquisa e à assistência da maioria de nossa população e isso tudo foi ampliado com a nossa parceria com a Ebserh, uma empresa também 100% pública que nos possibilitou uma série de conquistas como o PET-CT, o angiógrafo, entre tantas outras”, disse.

“Esta conquista marca um novo ciclo da Neonatologia do HC, e as equipes que lutaram e transformaram esse sonho de 20 anos em realidade estão de parabéns”, ressaltou o presidente da Ebserh, Kleber Morais, que lembrou ainda convênios da estatal com hospitais franceses na linha do cuidado maternoinfantil como mais um impulso na formação continuada de profissionais que atuam nos hospitais universitários da Rede Ebserh.

Superintendente do HC destacou esforço conjunto das equipes

O superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro, reiterou a força do trabalho em conjunto. “Isso tudo partiu do esforço de um trabalho persistente de várias equipes integradas. A Ebserh veio para viabilizar sonhos e projetos. Daqui pra frente, vem mais”, disse.

Ainda na cerimônia de inauguração, a enfermeira Íris Calado, da Unidade Neonatal do HC, leu um cordel falando sobre a história da Unidade Neonatal do HC, a importância do Método Canguru e a trajetória para a sua implantação.

Gestores da UFPE, HC e Ebserh visitam as instalações

De acordo com a Portaria 930/2012 do Ministério da Saúde, a Ucinca é responsável pelo cuidado do recém-nascido com peso superior a 1,250kg, clinicamente estável, em nutrição enteral plena, cuja mãe manifeste o desejo de participar e tenha disponibilidade de tempo. O HC é referência no cuidado com a gravidez, o parto e o bebê de alto risco em Pernambuco e é hospital “Amigo da Criança”, iniciativa lançada no mundo inteiro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef.

A Ucinca do HC contou com adequações da estrutura (banheiros, piso, troca de luminárias e pintura, entre outros serviços) e compra de mobiliário (camas, cadeiras mesas de cabeceira, etc), que custaram cerca de R$ 260 mil.

Data da última modificação: 18/12/2018, 11:15