Notícias Notícias

Voltar

HC adere ao Dezembro Vermelho com ações para usuários e servidores sobre HIV/aids

Amanhã (1º), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a partir das 8h, serão dadas orientações a pacientes e acompanhantes do HC na Portaria 4

De olho na campanha Dezembro Vermelho, mês dedicado à prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/aids, o Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do Hospital das Clínicas promove, com apoio do Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), diversas ações para sensibilizar a comunidade a respeito do tema. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Amanhã (1º), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a partir das 8h, serão dadas orientações a pacientes e acompanhantes do HC na Portaria 4, conscientizando-os sobre a doença e a importância da prevenção. Também será feita testagem rápida, exibição de vídeos e realizada uma apresentação teatral do grupo Turma da Prevenção da ONG GTP+ (Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo) que, através de esquetes, buscará promover a prevenção e a reflexão acerca das Doenças Sexualmente Transmissíveis/aids de forma interativa.

“O Dezembro Vermelho serve para chamar atenção da sociedade para as ações de prevenção de infecção por HIV. Vale salientar que o Brasil já soma quase um milhão de casos notificados de HIV/aids, e Pernambuco só nos últimos dois anos teve mais de cinco mil casos novos”, ressaltou o chefe do Serviço de DIP, Paulo Sérgio Ramos. Segundo ele, para conter a transmissão do vírus, é necessário atingir a meta 90/90/90. “Que significa diagnosticar, tratar e controlar a viremia de 90% dos indivíduos”, acrescentou.

Simultaneamente às ações promovidas para os usuários, a equipe da DIP e do Sost irá distribuir material informativo, preservativo e lacinhos para os servidores da instituição, na Portaria 1. Em seguida, o grupo irá até as enfermarias para conversar com os funcionários e divulgar o Dezembro Vermelho.

A psicóloga do Serviço de DIP, Célia Regina Medeiros, explicou que a campanha também é uma forma de aproximar as pessoas do tema, erradicando o preconceito ainda existente. “Ser soro positivo não é uma sentença de morte. É uma doença crônica e que precisa de cuidados para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida. Existe medicação disponibilizada pelo Governo, e a adesão ao tratamento é fundamental”, completou Célia.

OUTRAS AÇÕES – Já no dia 6 de dezembro, às 8h, haverá a palestra “HIV-Aids: Atualize-se!”, ministrada pela infectologista Martha Iglis, do HC, na sala 1, do 3º andar (antigo curso médico). A apresentação será voltada para os funcionários da instituição de qualquer área, médica, assistencial ou administrativa. E, no dia 7, haverá outra ação voltada aos servidores: realização de teste rápido no Ambulatório da DIP, no 5º andar.

No dia 15 de dezembro, o Serviço de Psicologia da instituição promoverá um cinedebate, coordenado pelo chefe do Serviço, Florentino Guerra. O encontro será das 9h às 12h30, em sala do 3º andar do antigo curso médico. Na ocasião, será exibido o filme “Clube de Compras Dallas” e depois será aberto o debate com o chefe do Serviço da DIP, Paulo Sérgio Araújo, o coordenador do programa estadual de DST/Aids, François Figueiroa, e com a assistente social Sílvia Helena Costa e a psicóloga Célia Regina Medeiros. O cinedebate será aberto a toda a comunidade.

Data da última modificação: 05/12/2017, 13:38