Habitação e ocupação da cidade estão na pauta de workshop internacional iniciado hoje (26) na UFPE

Pensar a cidade e a ocupação urbana, com foco na habitação, é um dos objetivos do Workshop Internacional 2023 Habitação + Cidade: Reabilitação Urbana e o Morar Contemporâneo, que reúne docentes, pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação, gestores públicos e profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo. O evento teve início, na manhã de hoje (26), no Auditório Evaldo Coutinho, no Centro de Artes e Comunicação (CAC), no Campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A programação prossegue, até o dia 3 de julho, com atividades em duas etapas: o seminário teórico e os estúdios práticos para desenvolvimento de soluções.

Fotos: Gabriela Albuquerque

Este ano, o enfoque do evento é o centro histórico, em especial, o Bairro do Recife

O workshop discorre sobre os espaços urbanos e arquitetônicos contemporâneos com maior enfoque na moradia e suas características projetuais específicas nos diferentes contextos urbanos, questionando como e por quem esses espaços são formados e concebidos. Busca-se “entender a habitação não só como a célula do morar. Acho que essa é a diferença de algumas discussões que houve antes. A habitação precisa da padaria, do cabeleireiro, do mercadinho, de uma praça, de uma rua animada para você descer e passear, ou seja, é todo um espaço público, toda uma concepção de espaço público que vem associada à moradia. Então, o morar é num sentido amplo. Não é só o apartamento ou a casa”, explicou o professor Enio Laprovítera, que organiza o evento junto com o professor Zeca Brandão, ambos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE.

Presente à abertura do workshop, o reitor Alfredo Gomes destacou a relevância do assunto, refletindo também sobre moradia popular e mobilidade urbana de modo a construir políticas públicas em benefício de toda a sociedade. “É preciso pensar a cidade na sua complexidade, na sua diversidade, olhando as diversas populações que ocupam os espaços urbanos. Então, é preciso efetivamente pensar em políticas públicas para mobilizar não apenas as ideias, neste momento, mas também recursos públicos para investimentos futuros”, disse.

O evento integra a disciplina Habitação + Cidade: Reabilitação Urbana e o Morar Contemporâneo, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE, ministrada pelos professores Enio Laprovítera e Zeca Brandão. Trata-se de uma disciplina anual, em que se estuda a inserção da habitação em diversos contextos urbanos: centro histórico, favelas e áreas novas de expansão urbana. Este ano, o enfoque é o centro histórico, em especial, o Bairro do Recife, antiga área portuária e território de origem da cidade do Recife (PE). Segundo o professor Zeca Brandão, esta experiência com workshops e atividades vinculadas pode ser o embrião para aplicação em futuros novos cursos na área.

Professor Enio Laprovítera pensa o morar num sentido amplo

A disciplina também está formatada como extensão universitária – numa aproximação direta com a sociedade –, além de incentivar a internacionalização para um olhar mais amplo da temática e a troca de conhecimentos. Nesta edição, há a presença do professor e sociólogo Guy Tapie, que é associado ao Centro Emile Durkheim (CED) UMR/CNRS 5116 – Université de Bordeaux Escola Doctoral SP2 e docente da Ensap BX (Escola Nacional de Arquitetura e Paisagem de Bordeaux – França). Ele abordou o tema “Residencialização do Espaço Urbano e o Morar Contemporâneo” em sua conferência, ministrada hoje (26).

MESA SOLENE – Além do reitor Alfredo Gomes e dos professores Enio Laprovítera e Zeca Brandão, a mesa de abertura do workshop teve a participação dos seguintes convidados: Natália Vieira de Araújo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE; Lúcia Veras, chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE;  Francisco Jatobá, representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE; Jacques Ribemboim, superintendente do Iphan em Pernambuco; Ana Paula Vilaça, coordenadora do Recentro/Prefeitura do Recife; Rafael Tenório, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE); e Natan Nigro, representando o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

O workshop internacional é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (PPGDU/MDU) da UFPE e pelo Fórum da Arquitetura Social – UFPE. Tem a parceria do Ensap BX, Consulado da França no Recife, Institut Français, Porto Digital e CAU-PE, e apoio do Recentro/Prefeitura do Recife, Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE e IAB.

Data da última modificação: 26/06/2023, 14:53