Há um ano, Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT) do HC muda a vida de pacientes

Ferramenta evita deslocamentos de pacientes do interior ao Recife (quando possível e sem perda assistencial)

O policial militar Cícero Malaquias, de 46 anos, mora em Salgueiro, distante 515 quilômetros do Recife e a oito longas horas de viagem até o Recife. Ele é acompanhado pela Área Assistencial de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFPE e recebeu, nesta terça-feira (5), as instruções para a realização da desejada cirurgia no esôfago, que vai lhe devolver o prazer de engolir alimentos. Para conforto de Cícero, ele não precisou antecipar a viagem à capital nem o internamento. Também não precisou fazer o cansativo bate-volta. Tudo graças à teleconsulta realizada via internet. Cícero em casa; e a médica anestesiologista Adriana Serpa, no HC.

“Ficou muito prático e confortável para mim. Em vez de pegar a estrada duas vezes na mesma semana para ir ao Recife, ou antecipar meu internamento e me afastar mais tempo da família, recebi todas as orientações na minha casa pelo telefone. Isso é bom demais. Agora é só me preparar para a cirurgia, na quinta-feira (7)”, conta Cícero Malaquias.

A teleconsulta do policial militar foi uma das 2.440 realizadas no HC desde a implantação, há um ano, do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT), ferramenta integrada ao Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHUx), adotado em todos os hospitais da Rede Ebserh. Gerenciado pela Unidade de E-Saúde (UES) do HC, o STT oferta teleconsultas, teletriagem e telemonitoramento aos pacientes ambulatoriais vinculados ao HC em 24 especialidades.

Neste período, também foram realizados 71 treinamentos de profissionais para o uso da plataforma. “São 24 especialidades com agendas ativas, 65 teleconsultores aptos ao teleatendimento e 20 consultórios ambulatoriais equipados com a infraestrutura necessária, além de uma equipe para o suporte aos teleatendimentos. Todos esses números se somam ao total apoio da alta gestão do hospital para a fluidez do serviço”, destaca a chefe da UES, Lúcia Freitas.

No ensino, a UES realiza a preceptoria dos residentes do rodízio de Saúde Digital do Programa de Residência Multiprofissional, bem como participa de projetos de extensão e projetos da Rede Pesquisa da Ebserh. Também mantém parceria com o Departamento de Enfermagem e com o Centro de Ciências Médicas (CCM), ambos da UFPE, recebendo os estudantes de graduação de Medicina e de Enfermagem para visitas técnicas. “Realizamos a capacitação de fluxo contínuo dos profissionais que atuarão como teleconsultores na plataforma do STT”, explica Lúcia Freitas.

A gestora ressalta as vantagens da telessaúde, que ficaram tão evidenciadas no contexto da pandemia de covid-19. “São grandes os benefícios que a telessaúde traz consigo com a oferta de cuidados em saúde a distância centrados no paciente e da interação entre os profissionais de saúde, proporcionando a agregação fundamental entre o ensino e a assistência”, afirma ela.

Unidade de E-Saúde
Localização: Bloco B, térreo, corredor administrativo