Grupo Pesquisartes promove mostra de dança e coreografia nessa quinta (14)

Evento, gratuito e aberto ao público em geral, acontece no Centro de Artes e Comunicação às 19h

O grupo Pesquisartes promove amanhã (14), às 19h, a sua primeira mostra de dança. O evento, que acontece no hall em frente às salas de dança do Centro de Artes e Comunicação (CAC), conta com a estreia da coreografia “Encaixotadas”. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. A apresentação tem participação de estudantes dos cursos de Dança e Artes Visuais, professores e artistas externos e internos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e de grupo de pessoas idosas vinculadas a projeto de extensão.

O Pesquisartes é um grupo de pesquisa que desenvolve atividades com intersecções entre arte, inclusão, saúde e qualidade de vida. Ele é composto por professores colaboradores, estudantes do curso de Dança da UFPE e liderado pela docente Ana Marques. De acordo com ela, a mostra será realizada semestralmente.

A coreografia faz parte do projeto “Oficina de Dança-Pesquisartes”, contemplado pelo Edital nº 19/2022 - Chamada Pública Interna - Estímulo à Inovação no Âmbito de Práticas de Ensino na Graduação, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi). Por meio do edital, foi possível financiar a aquisição de figurinos, materiais cênicos e serviços para realização do evento.

Encaixotadas - Sinopse
“Encaixotadas” traz experiências de corpos femininos em movimento a partir da prática como pesquisa. Investigações em dança, memórias encarnadas reavivadas a partir de algumas questões: o que te imobiliza? Em que caixa você se encontra? Onde te colocaram? O que te proibiram? Olhares, julgamentos, manipulações e a que mais estamos submetidas? As caixas nos protegem ou nos escondem?

Direção artística e correográfica
Ana Marques

Intérpretes-criadoras
Alice Lacerda, Liane Rafaelle,Íris Cláudia, Valéria Diniz  (discentes do curso de Dança)