Notícias Notícias

Voltar

Grupo Pesquisartes promove mostra de dança e coreografia nessa quinta (14)

Evento, gratuito e aberto ao público em geral, acontece no Centro de Artes e Comunicação às 19h

O grupo Pesquisartes promove amanhã (14), às 19h, a sua primeira mostra de dança. O evento, que acontece no hall em frente às salas de dança do Centro de Artes e Comunicação (CAC), conta com a estreia da coreografia “Encaixotadas”. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. A apresentação tem participação de estudantes dos cursos de Dança e Artes Visuais, professores e artistas externos e internos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e de grupo de pessoas idosas vinculadas a projeto de extensão.

O Pesquisartes é um grupo de pesquisa que desenvolve atividades com intersecções entre arte, inclusão, saúde e qualidade de vida. Ele é composto por professores colaboradores, estudantes do curso de Dança da UFPE e liderado pela docente Ana Marques. De acordo com ela, a mostra será realizada semestralmente.

A coreografia faz parte do projeto “Oficina de Dança-Pesquisartes”, contemplado pelo Edital nº 19/2022 - Chamada Pública Interna - Estímulo à Inovação no Âmbito de Práticas de Ensino na Graduação, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi). Por meio do edital, foi possível financiar a aquisição de figurinos, materiais cênicos e serviços para realização do evento. 

Encaixotadas - Sinopse
“Encaixotadas” traz experiências de corpos femininos em movimento a partir da prática como pesquisa. Investigações em dança, memórias encarnadas reavivadas a partir de algumas questões: o que te imobiliza? Em que caixa você se encontra? Onde te colocaram? O que te proibiram? Olhares, julgamentos, manipulações e a que mais estamos submetidas? As caixas nos protegem ou nos escondem?

Ficha técnica

Direção artística e correográfica
Ana Marques

Intérpretes-criadoras
Alice Lacerda, Liane Rafaelle,Íris Cláudia, Valéria Diniz  (discentes do curso de Dança)

Figurino 
Luciana Borre, Ana Júlia Ribeiro, Maria Vitória Gonçalves, Patrícia Chaves, Shavanna Luíza (criação e concepção de docentes e discentes do curso de Artes Visuais)

Trilha musical
Didier Guigue
1. “Tudo mentira” (Tarlazza Messina, voz)
2. “Elemens, Part II”
3. “Lori dans la neige” (Lorena Tavares, voz)
4. “Eles merecem” (texto de W. S. Solha; Valério Fiel da Costa, voz)
5. “Enquanto ainda é tempo” (poema de Amador Ribeiro; Priscilla Cler, voz)

Iluminação
Tales Pimenta

Fotografias oficiais, vídeo e identidade visual
Walton Ribeiro

Fotos de ensaios
Ana Marques

Data da última modificação: 18/09/2023, 14:58