Grupo de pesquisa AGRLab disponibiliza produto tecnológico sobre Governança e Gerenciamento de Projetos

O coordenador dos projetos é o professor Alexandre Luna, do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE

O Agile Governance Research Lab (AGRLab) da UFPE disponibilizou à sociedade, recentemente, o acesso à versão Pixel Art do produto tecnológico denominado Master-PM (Master Project Manager). Ele é resultante de projetos de pesquisa e inovação e inovação no ensino da graduação, coordenados pelo professor Alexandre Luna, do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade.

Master-PM é um “serious game” desenvolvido pelo AGRLab, grupo de pesquisa do CNPq sediado no DCA e sob a coordenação do professor Alexandre Luna. O Business Simulation Game (BSG) visa a contribuir na aprendizagem em Governança e Gerenciamento de Projetos a partir da simulação de situações que procuram auxiliar profissionais em formação e/ou praticantes da área a desenvolver ou aperfeiçoar competências técnicas e comportamentais.

A narrativa do BSG foi construída em torno de uma empresa fictícia chamada Omnia, cuja operação é predominantemente estruturada por projetos. Essa abordagem possibilita a exploração aprofundada da temática de Governança e Gerenciamento de Projetos. No jogo, o jogador (seja um estudante em formação ou um praticante em treinamento) é desafiado a tomar decisões cruciais no contexto de seu trabalho, ajudar seus colegas (personagens), resolver problemas e superar desafios, desenvolvendo competências técnicas e comportamentais essenciais para avançar em sua carreira dentro da organização.

Interessados podem acessar o game por meio do QRCode disponibilizado neste post no perfil do AGRLab no Instagram ou no link na bio. O usuário pode criar seu perfil para jogar, aprendendo enquanto se diverte. Neste momento, foi disponibilizada uma quantidade limitada de acessos para que o AGRLab possa observar o comportamento da infraestrutura de suporte ao game. Vale ressaltar que, apesar de o game ser utilizado no navegador de internet sem a necessidade de instalação no computador, ele não foi projetado para dispositivos móveis, pois é preciso utilizar mouse e teclado para uma experiência mais imersiva no jogo.

REGISTRO - Tanto a marca Master-PM quanto o jogo digital foram registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esta iniciativa foi parcialmente financiada por meio do Edital 16/2021 - Auxílio a Projetos de Pesquisa para Jovens Pesquisadores – APQ-JP, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), e do Edital nº 19/2022 – Estímulo à Inovação no Âmbito de Práticas de Ensino na Graduação, da Difi/Prograd/UFPE.

Professor Alexandre Luna

alexandre.luna@ufpe.br