Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações, Sociedade e Natureza (Gepos) do CAA promove I Cine Debate sobre o filme “Vento Agreste”

Documentário mostra a realidade de famílias atingidas pelo atual modelo utilizado para a instalação das usinas eólicas no Nordeste

No dia 11 deste mês, às 19h, será realizado o I Cine Debate do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações, Sociedade e Natureza (Gepos), tendo como tema o filme “Vento Agreste”, documentário que mostra a realidade de famílias atingidas pelo atual modelo utilizado para a instalação das usinas eólicas. O evento acontecerá no Auditório Mestre Vitalino, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE. Para participar, é preciso fazer a inscrição on-line.

A ocasião fornecerá certificado aos participantes e está sendo organizada pelas docentes Jaqueline G. Santos, do Núcleo de Gestão, e Mariana Gurbindo, do Núcleo de Ciências da Vida, ambas do CAA. Além de proporcionar a exibição do filme, haverá um debate para discutir os impactos da energia eólica que contará com a participação de João Paulo do Vale, que é agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e foi diretor e roteirista do documentário, e Felipe Correia, fotógrafo e artista visual.

O filme é uma produção da CPT em parceria com o Instituto Mãe Terra, com a equipe de Residência em Saúde Coletiva e Agroecologia da Universidade de Pernambuco (UPE) e com o Fundo Casa Socioambiental para apoiar a luta pela reparação dos direitos violados dos agricultores. O diretor destaca que o filme foi uma forma de alcançar ainda mais pessoas com o trabalho de denúncia que já vinha sendo feito.

Data da última modificação: 01/09/2023, 14:58