Notícias Notícias

Voltar

Giro Nordeste fala sobre educação financeira nesta sexta-feira (13)

O entrevistado é o economista Edval Landulfo e o programa vai ao ar às 20h na TVU (canal 11.1)

Segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), quase 80% das famílias brasileiras possuem dívidas. Para debater sobre esse assunto, o Giro Nordeste conversa, esta sexta-feira (13), com o educador financeiro baiano Edval Landulfo. Na entrevista, o convidado fala sobre o programa governamental de renegociação de dívidas Desenrola Brasil, sobre cartão de crédito, reforma tributária e endividamento feminino. A produção semanal é exibida às 20h toda sexta-feira pela TVU (canal 11.1).

Conselheiro do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA), Landulfo comenta sobre os conceitos de endividamento e inadimplência durante a entrevista. Para o educador financeiro, “é surreal se a gente tiver receita de bolo pra todo mundo. Não funciona assim”. E pontua: “Infelizmente tem famílias que, mesmo com dois salários ou três, sem sair de casa, utilizando só ali pra pagar as despesas básicas, sem dívidas no cartão de crédito ou cheque especial, elas não estão dando conta. Estão comprando alimentos de menos, ou seja, estão tendo uma insuficiência alimentar devido a essa questão de renda”.

Já quando indagado sobre a educação financeira perpassar a educação social quanto à sustentabilidade e ao consumismo desnecessário, o economista é enfático. “Precisamos trabalhar para realizar sonhos, projetos. Quando a gente passa a fazer isso, a analisar esses nossos gastos e focar no que realmente vai fazer diferença nas nossas vidas e das nossas famílias, a gente passa a criar uma consciência do que fazer e não fazer com dinheiro. Ou adotar prática como o minimalismo: ao invés de ter 10 xícaras dentro de casa, só preciso de uma pra mim e uma pra cada integrante. Eu serei sustentável e vou proporcionar gastos em outras áreas que vai ser bom pra todo mundo”.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia em parceria com emissoras públicas de rádio e televisão do Nordeste.

Data da última modificação: 11/10/2023, 16:50