Notícias Notícias

Voltar

Giro Nordeste discute a chamada Lei das Fake News hoje (16)

No programa, o relator do Projeto de Lei 2.630, de 2020, comenta sobre a proposta que cria mecanismos de combate a conteúdos falsos nas mídias digitais

Levantamento divulgado, este mês, pelo DataSenado indica que mais de 70% dos brasileiros estão muito preocupados com a quantidade de notícias falsas divulgadas nas redes sociais. Para falar sobre o Projeto de Lei nº 2.630, de 2020, que trata das fake news, ainda em análise na Câmara dos Deputados, o Giro Nordeste conversa hoje (16), com o deputado federal e relator do projeto Orlando Silva. A produção veiculada pela TVU (canal 11.1) toda sexta-feira, no horário das 20h, e reapresentada às segundas-feiras, às 21h, conta nesta edição com o profissional de mídia da UFPE Josimar Parahyba na bancada virtual.

Na entrevista, o deputado federal pelo PCdoB de São Paulo afirma que “o discurso de ódio, o extremismo, o sectarismo é a base do modelo de negócios das redes sociais”. Ao longo do programa, Silva fala sobre o abuso de poder das Bigs Techs. “É legítimo que eles [Big Techs] participem do debate público, mas não é legítimo que eles abusem da sua presença no mercado para desinformar: hoje é um projeto de lei, amanhã pode ser um candidato à Presidência da República”.

Durante a conversa, o relator do PL 2.630/2020 destaca os modelos que foram incorporados ao texto vindos de países como Alemanha, Canadá e Austrália, além da União Europeia. “Dever de cuidado nós buscamos inspiração na Alemanha; Análise de risco sistêmico nós trouxemos da União Europeia”. Outras temáticas citadas no programa foram educação midiática e o fim da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo. Para o deputado federal, “[o fim da exigência do diploma de Jornalismo] é um dos erros que o Brasil cometeu ao longo da história e nos cobra um preço”.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia em parceria com emissoras públicas de rádio e televisão do Nordeste.

Data da última modificação: 16/06/2023, 15:48