Giro Nordeste conversa com o governador da Paraíba

Professor aposentado do IFPB, o governador João Azevêdo preside o Consórcio Nordeste, um dos temas da entrevista desta sexta-feira (8) na TVU (canal 11.1)

O Giro Nordeste recebe, hoje (8), o governador da Paraíba e atual presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste (Consórcio Nordeste) João Azevêdo. Entre os assuntos discutidos na entrevista, incentivo governamental à cultura, piso salarial dos professores, instalação de fábrica de insulina no estado paraibano e ações do Consórcio Nordeste são alguns dos tópicos. Apresentada pela TVU (canal 11.1), a produção vai ao ar às 20h nas sextas-feiras e é reprisada às 21h das segundas-feiras. E, nesta semana, tem a participação virtual do profissional de mídia da UFPE Josimar Parahyba.

Engenheiro civil de formação e professor aposentado do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o governador reeleito na Paraíba comenta, durante o programa, sobre a junção e atuação dos estados nordestinos na formação do consórcio. “O Consórcio Nordeste, na verdade, não foi criado pra se opor, se contrapor a nenhuma região. O Consórcio Nordeste, em 2019, quando nós criamos, tem principalmente o objetivo de fazer com que as práticas exitosas de cada estado pudessem ser compartilhadas com os outros estados, aprendermos com os erros dos outros e acelerar o processo de desenvolvimento. Foi, por isso, que o Consórcio Nordeste foi criado. E ele teve uma função extremamente importante porque muitos projetos que eram desenvolvidos num estado rapidamente eram copiados literalmente para outros estados e essa prática permanece”, destaca ele.

O Giro Nordeste é uma produção da TVE Bahia em parceria com emissoras públicas de rádio e televisão do Nordeste.

Data da última modificação: 06/09/2023, 14:48