Notícias Notícias

Voltar

Gepar, da UFPE, promove curso sobre afroempreendedorismo e construção de plano de negócios

O curso terá como facilitador o professor Flávio Valdez Martins da Silva

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Antirracismos na Educação (Gepar) da UFPE, coordenado pela professora Auxiliadora Martins, promove o curso “Afroempreendedorismo e construção de plano de negócios”. O objetivo é contribuir para a reflexão e capacidade de análise crítico-científica no que se refere aos conceitos de afroempreendedorismo e sua diversidade. Durante os dias 16 e 17 deste mês, às 14h, o curso será ministrado no Anfiteatro Iracema Pires, situado no Centro de Educação (CE) da UFPE. Enquanto isso, nos dias 22, 27 e 29, às 19h, os encontros serão realizados de forma on-line, via Google Meet. O curso terá como facilitador o professor Flávio Valdez Martins da Silva.

Os interessados devem se inscrever mediante preenchimento de formulário eletrônico. O facilitador Flávio Valdez é economista pela Unicap, pós-graduado em Consultoria para Pequenas e Médias Empresas pela Sudene, MBA em Organizações Sociais pela UFPE. Além disso, é mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela UFRPE, professor de economia na Faculdade de Igarassu (Facig) e coordenador da Raepe – Rede de Afroempreendedorismo de Pernambuco.

O curso tem o intuito de refletir sobre a historiografia afrodescendente, desde a chegada dos escravizados no Brasil até os dias atuais; identificar a diversidade do mercado, suas formas de funcionamento e a necessidade de cooperação sistemática; além de buscar compreender a necessidade de domínio das técnicas e instrumentos de gestão.

Conteúdo Programático
- Chegada dos povos africanos ao Brasil e o processo social de construção do racismo estrutural/ racismo institucionalizado e as consequências para o afroempreendedorismo;
- Pesquisar e entrevistar pessoas negras afroempreendedoras que tenham uma história de racismo envolvendo seu negócio;
- Definição do próprio negócio;
- O lugar do “Afroempreendedor”;
- Ferramentas necessárias para a concepção do negócio e estrutura econômica e financeira para o planejamento (projeção de investimentos fixos e capital de giro, custos fixos e variáveis, despesas, receitas e lucro, resultado); e
- Cada pessoa apresentará um resumo do seu plano de negócios.

Data da última modificação: 07/11/2023, 11:54