Fundaj sedia encontro sobre gestão da água

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no dia do evento

Discutir os obstáculos, os desafios e as oportunidades que confrontam o processo de democratização da política e da gestão da água é o principal objetivo do encontro “Democratização da Política e da Gestão da Água: um Desafio Transdisciplinar”, a ser realizado às 8h do dia 18 deste mês, na sala Calouste Gulbenkian da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), localizada na Avenida 17 de Agosto, 2187, em Casa Forte. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no dia do evento.

O encontro faz parte da IX Reunião Internacional da Rede Waterlat-Gobacit , que será no período de 3 a 7 de setembro, em João Pessoa, na Paraíba. A proposta é gerar um espaço de intercâmbio de conhecimentos, experiências, e debate sobre gestão da água, com o objetivo de promover interações entre os participantes que estimulem o desenvolvimento de projetos de pesquisa, intercambio, e outras atividades construtivas e propositivas.

A programação do encontro conta com mesas de abertura e de diálogo, palestra e debate. A professora da UFPE Suzana Montenegro irá participar da mesa de diálogo, às 11h.

8h – Credenciamento

9h – Mesa de Abertura

9h30 – Palestra de José Esteban Castro – coordenador da Rede
Investigador principal do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET, Argentina) e professor emérito da Newcastle University (Reino Unido)
Coordenação: Lígia Albuquerque, Fundação Joaquim Nabuco

10h30 – Lanche

11h – Mesa de diálogo sobre desafios e prioridades da política e da gestão da água no Nordeste
Coordenação: Izaura Fischer - Fundação Joaquim Nabuco

André Monteiro – pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz/PE, Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho (Lasat)
Antônio Gomes Barbosa – coordenador dos Programas: P1+2 – Uma Terra e Duas Águas e Sementes do Semiárido, pela Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA Brasil)
Suzana Montenegro – professora do Departamento de Engenharia Civil e pesquisadora da UFPE
Luís Henrique Cunha – professor e pesquisador da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Edneida Cavalcanti – pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Centro de Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist)

12h – Debate

13h – Encerramento