Fundação Joaquim Nabuco promove I Jornada de Estudos das Infâncias

Inscrições estão abertas via formulário on-line e há 50 vagas disponíveis

Onde estão as crianças nos estudos das infâncias? Essa pergunta é o mote da I Jornada de Estudos das Infâncias do Grupo de Pesquisas Infância e Educação na Contemporaneidade: Estudos Interdisciplinares (Gpieduc), que acontece no próximo dia 7, na Sala Aloísio Magalhães, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) do Derby (Rua Henrique Dias, 609).

É um evento aberto ao público que promoverá o diálogo e o aprofundamento de saberes sobre as infâncias e analisará criticamente a visibilidade das crianças nessas pesquisas. As inscrições estão abertas via formulário on-line. Há 50 vagas disponíveis.

O Gpieduc vem desenvolvendo atividades de estudos e pesquisas em diversas temáticas relacionadas às questões das infâncias e sua educação em diferentes contextos, analisando a diversidade do modo de ser criança na contemporaneidade. Esse campo interdisciplinar de estudos assume uma perspectiva teórica e metodológica que concebe a infância como categoria social e a criança como ser de direitos. A jornada contribuirá com essa reflexão, discutindo as metodologias utilizadas nas pesquisas com/sobre/da infância desenvolvidas por alunos e professores do grupo.

A programação tem início às 8h30, com credenciamento e café da manhã. Às 9h, acontece a conferência de abertura, com a professora Isabel Pedrosa, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Haverá quatro mesas: “Videografia na pesquisa com crianças”, às 10h; “O uso de grupos focais em pesquisas sobre crianças”, às 11h; “Metodologia quali-quanti na pesquisa sobre políticas educacionais”, às 14h; “A pesquisa sobre crianças e estudos de análise de documentos”, às 15h; e “Etnografia virtual e o estudo das infâncias e juventudes”, às 16h. O encerramento será às 17h, com coquetel.

Mais informaçõesGpieduc
gpieduc.fundaj@gmail.com