Notícias Notícias

Voltar

Funcionários do HC fazem teste rápido de HIV

Durante todo o mês, o HC está realizando ações com seus usuários e funcionários, como palestras, panfletagem e apresentação teatral

Uma furadinha na ponta do dedo de uma das mãos coleta uma gota de sangue que é colocada num dispositivo e 30 minutos depois sai o resultado. Assim é o teste rápido de HIV que foi disponibilizado aos funcionários do Hospital das Clínicas da UFPE, na quinta-feira (7), repetindo o que já havia sido feito para os usuários do HC, no dia 1º deste mês, quando foi lembrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids e o início do Dezembro Vermelho, movimento dedicado ao combate e à prevenção ao HIV, aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Durante todo o mês, o HC está realizando ações com seus usuários e funcionários, como palestras, panfletagem, apresentação teatral, distribuição de preservativos e de lacinhos vermelhos e um cinedebate. “A prevenção é sempre a melhor arma contra a aids. Quando a pessoa já tem a doença, ele precisa ser acompanhada por uma equipe especializada e ser tratada como paciente de doença crônica, que deve ser controlada para ter qualidade de vida”, disse a psicóloga Célia Regina Medeiros.

Os testes rápidos do HIV são confiáveis, com 99% de acerto em seus resultados. No entanto, nos casos em que o resultado do teste é positivo, deve-se fazer o exame de sangue convencional para confirmar a presença do HIV e a sua quantidade, o que é essencial para iniciar o tratamento e para o encaminhamento a um Serviço de Assistência Especializada (SAE) em HIV/aids, onde o tratamento é feito com o apoio de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. O HC é um dos SAEs de Pernambuco.

O HIV pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais; pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas; de mãe para filho durante a gestação, o parto e amamentação; e por transfusão de sangue. No Sistema Único de Saúde (SUS), o teste é gratuito, e o seu resultado é sigiloso e confiável.

 

 

Data da última modificação: 11/12/2017, 14:08