Francisco Brennand assina obras doadas ao Herbário da UFPE

O espaço expõe dois painéis cerâmicos, além de uma logomarca, idealizados, exclusivamente, para o herbário

O Herbário da UFPE (Herbário UFP - Geraldo Mariz), ligado ao Departamento de Botânica do Centro de Biociências (CB), guarda, em seu acervo, além de espécies botânicas variadas, três obras assinadas pelo artista Francisco Brennand. O espaço, localizado no 1º andar do bloco sede do CB, expõe dois painéis cerâmicos idealizados, exclusivamente, para o herbário. As peças foram produzidas em, 1998 e em 2013, a pedido da professora do CB e curadora do espaço, Marlene Carvalho. O pintor e escultor também criou uma logomarca para o banco de dados do herbário em 2004.

Fotos: Luíza Cabral Saraiva

Painéis cerâmicos idealizados, exclusivamente, para o herbário

O primeiro painel, produzido em 1998, fica exposto sobre a entrada do herbário e mede 41 cm × 81 cm. O segundo, feito em 2013, com as dimensões 80 cm × 120 cm, está localizado sobre a entrada da sala de preparação do espaço. Brennand, na ocasião de sua doação, em documento enviado a UFPE, contextualizou as obras criadas para o herbário. Ele explica que começou a introduzir elementos vegetais, como folhas, frutos, raízes e caules em suas pinturas e, principalmente, em seus murais cerâmicos a partir de 1959 – temática que chamava genericamente de “Floral”. Um dos temas figurativos que compõem as obras doadas ao herbário é, justamente, um ramo de araçá cheio de frutos, que, de acordo com Marlene, o artista apreciava e era comum na mata do entorno de sua oficina.

Estão disponíveis mais de 90 mil amostras botânicas tecnicamente desidratadas

O Herbário UFP – Geraldo Mariz possui um acervo com 90.330 mil amostras botânicas tecnicamente desidratadas. Além de abrigar representantes dos vários ecossistemas do Brasil, com ênfase na Caatinga e Floresta Atlântica, tem uma carpoteca (coleção de frutos) didática. O espaço é utilizado por estudantes, professores e pesquisadores em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O herbário foi indexado internacionalmente em 1968, mesmo ano de sua fundação, por seu primeiro curador, o botânico farmacêutico Geraldo Mariz. O espaço foi cadastrado em 2003 pelo Ministério do Meio Ambiente como Fiel Depositário do Patrimônio Genético, sendo, nessa ocasião, o primeiro dentre os cinco herbários de Pernambuco a formalizar esse cadastro.

Brennand também criou a logomarca para o banco de dados do herbário

Os dados de cada material botânico estão disponíveis digitalmente no Botanical Research and Herbarium Management Systems (BRAHMS) – Sistemas de Pesquisa Botânica e Gestão de Herbários, em tradução livre. O sistema – adotado pela maioria dos herbários brasileiros para o gerenciamento das coleções – permite o armazenamento, a análise e a divulgação da diversidade de plantas do herbário. Parte expressiva das coleções do Herbário UFP também se encontra disponível on-line por meio da Rede spicesLink, o que facilita a consulta ao material botânico do acervo.

Além do apoio efetivo e constante da UFPE, o Herbário UFP tem como prática se integrar a vários projetos que têm impulsionado a dinâmica das coleções e a melhoria considerável da infraestrutura de suas instalações, dentre eles um de biodiversidade, financiado, em 2007, pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O projeto, coordenado pelo professor do Departamento de Botânica Marcelo Guerra, permitiu a compra de módulos de armários deslizantes, climatização e expansão de um bloco novo de 106,4 m², junto ao herbário, que contemplou a carpoteca e a sala do banco de dados. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, aprovado em 2008 e coordenado pela professora Leonor Maia, do Departamento de Micologia, é outro projeto que vem viabilizando, principalmente, a aquisição de material permanente, sobretudo, armários deslizantes, computadores, impressoras e ações que envolvem a divulgação on-line das coleções do Herbário UFP.

Data da última modificação: 01/12/2023, 15:28