Notícias Notícias

Voltar

Exposição “Contrário de Utopia” está em cartaz na Galeria Capibaribe do CAC

A visitação, que começou na última sexta-feira (23), segue até 15 de março, às segundas e quartas-feiras, das 8h às 17h, e às terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h

A exposição “Contrário de Utopia” está em cartaz na Galeria Capibaribe do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, no Campus Recife. A visitação, que começou na última sexta-feira (23), segue até 15 de março, às segundas e quartas-feiras, das 8h às 17h, e às terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h. Trata-se de um conjunto de manifestações artísticas sendo representadas por artistas negros em ações coletivas e políticas em sentido mais amplo com o ser, estar e fazer mostrando em si uma ação que propõe uma experiência artística. O objetivo é refletir acerca do corpo negro e suas potencialidades expressivas nos espaços de compartilhamento cultural.

A elaboração de uma exposição tem a ver com abrir possibilidades por meio de diálogos visuais e caracterização do corpo como principal expressão artística flertando com os afetos e memórias retratados nos trabalhos artísticos, atuando com representatividade se potencializando expressivamente em determinados espaços culturalmente compartilhados sendo veículo de práticas artísticas e máquinas de guerra.

“Contrário de Utopia” tem a participação dos artistas Antonio Marcos, Dudalinda, Franci Castro, Mavinus, Maria Gabi, Tassio Melo e Yuri Barbosa. A curadoria é de Eduarda Oliveira.

PROCESSO - O processo da exposição começou por meio do Edital de Ocupação da Galeria Capibaribe 2023-2024, lançado no dia 6 de abril de 2023. Após aprovado e sendo divulgado no dia 16 de junho de 2023 como projeto Fluxos do Retorno, o Diretório Acadêmico de Artes Visuais do CAC/UFPE abriu dois editais para dar prosseguimento: 1) Edital de Curadoria, para selecionar um tema e pessoas para participar do processo curatorial; e 2) Edital de Exposição, para selecionar obras a serem expostas.

Mais informações
Instagram do Diretório Acadêmico de Artes Visuais do CAC/UFPE
@artesvisuaisufpe 
daav.ufpe@gmail.com

Data da última modificação: 26/02/2024, 13:35