Notícias Notícias

Voltar

Evento para discutir sobre migrações, identidades e fronteiras será realizado nos dias 24 e 25 deste mês

Promovido pela Pós-Graduação de Letras, o evento ocorre de forma híbrida

Evento de extensão intitulado “Talking Migrations, Identities and Borders” ocorre em formato híbrido nos dias 24 e 25 deste mês, das 13h às 17h. Os interessados devem se inscrever mediante preenchimento de formulário eletrônico. Presencialmente, o evento será realizado na Sala de Conferências da Pós-Graduação em Letras, situada no 1º andar do Centro de Artes e Comunicação (CAC). Além disso, haverá transmissão on-line para as pessoas inscritas e o link será enviado por e-mail.

O evento está sob a organização das professoras Heri Pontes e Simone Reis, ambas vinculadas ao Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo do encontro é promover a discussão e problematizar alguns aspectos semióticos e discursivos das migrações contemporâneas, bem como a conscientização crítica sobre a alarmante tolerância a graves violações de direitos humanos contra imigrantes e refugiados, que resultam na banalização de suas vidas. Os convidados para discutir a temática são Myria Georgiou, Heri Pontes, Mariana Becker e Camila Lucena.

Resumo

Quem tem direito a cruzar fronteiras? Diante de tragédias recorrentes que aniquilam e desumanizam as vidas de imigrantes, sejam no Mediterrâneo ou nos centros de detenção mundo afora, o que muda no discurso público sobre a imigração contemporânea, sobretudo quando relacionamos esse discurso à políticas identitárias e de fronteira no ocidente? Ao elucidar conceitos chaves, ferramentas de pesquisa, e experiências de campo, o evento procura apontar possíveis caminhos para o entendimento da mobilidade humana em suas várias nuances e complexidades, e como constituinte essencial da sociedade humana, moldando políticas governamentais, narrativas e imaginários coletivos.

Data da última modificação: 09/08/2023, 17:20