Evento na Arena Pernambuco debate propostas para o Plano Nacional de Educação (PNE)

Reitor destaca necessidade de oferta de educação de qualidade, especialmente para quem vem de comunidades periféricas

Discutir e formular propostas para o Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2024 a 2034. Esse é um dos objetivos da Conferência Estadual de Educação de Pernambuco (Conepe 2023), que teve início ontem (28), no auditório da Arena Pernambuco, no município de São Lourenço da Mata. A abertura do evento contou com a participação de representantes da educação do Estado, entre eles, o reitor Alfredo Gomes, da UFPE.

Fotos: Elilson Góis

Representantes dos municípios e das universidades participam do evento

“Nós queremos um sistema nacional de educação diverso do ponto de vista da representação das populações. Queremos que ele seja inclusivo, antirracista e anticapacitista”, afirmou o reitor Alfredo Gomes. “A educação não é uma ilha. Ela está conectada de forma imprescindível com as grandes questões que impactam na organização da sociedade, da economia, da cultura e do meio ambiente. Então, discutir essas questões é absolutamente fundamental”, completou ele.

Em sua fala, o reitor afirmou ainda a necessidade de se ofertar uma educação com qualidade para a população – em especial, para as pessoas que vêm de comunidades periféricas. “A voz de vocês aqui nesses dois dias é a voz de quem vai fazer a defesa da educação ampla e de qualidade. É a voz comprometida com o futuro do Brasil”, finalizou o reitor.

A Conferência Estadual de Educação de Pernambuco segue até hoje (29) com a participação de delegados, observadores e convidados de representações dos municípios, segmentos e setores da Educação. Além de deliberar sobre as emendas para o novo Plano Nacional de Educação (2024-2034), os participantes da Conepe 2023 irão escolher a delegação pernambucana que participará da Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada em janeiro de 2024, em Brasília. https://fne.mec.gov.br/noticias-fne/211-etapas-estaduais-da-conae-2024-debatem-novo-pne

Data da última modificação: 29/11/2023, 15:48