Evento marca a abertura oficial dos programas Pibid e Residência Pedagógica UFPE 2018

Na ocasião, foi assinado o acordo de cooperação técnica entre a UFPE e a Capes

Reforçar a prática profissional dos alunos de licenciatura, com a realização de estágio supervisionado, é o objetivo de programa Residência Pedagógica (RP), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que vem complementar o trabalho do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). A Jornada de Abertura do Pibid / RP UFPE 2018 foi realizada na manhã de hoje (31), no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), no Campus Recife da Universidade, onde foi assinado o acordo de cooperação técnica entre a UFPE e a Capes.

Fotos: Ascom UFPE

Cooperação técnica entre UFPE e Capes foi assinada no evento

“O programa de Residência Pedagógica busca a imersão do aluno de licenciatura à realidade da escola, no momento em que ele vai ter a preparação de três meses iniciais junto aos seus preceptores, que são os professores das escolas de educação básica, e depois ele passa o ano letivo nessa imersão na realidade escolar. Nós estamos, com isso, reforçando a prática profissional, com o objetivo de que essa prática seja absolutamente necessária para todos os alunos de licenciatura. O Pibid ficará, então, na primeira metade do curso, e na segunda metade entra a residência pedagógica”, explicou o diretor de Educação a Distância da Capes, Carlos Lenuzza.

Diretor da Capes Carlos Lenuzza destacou imersão na realidade escolar

O evento contou com a presença de muitos estudantes de licenciatura, professores das Educação Básica e Superior e autoridades acadêmicas. O aluno do 8º período do curso de Licenciatura em Letras Espanhol da UFPE, Gleybson Edson, que está inscrito no programa de Residência Pedagógica, mostrou a expectativa positiva em relação ao programa. “Será um laboratório, no qual vamos conseguir colocar o aprendizado em prática. Acho que vai ser genial”, afirmou. O seu entusiasmo foi compartilhado pelo reitor Anísio Brasileiro, que presidiu a mesa de abertura do evento.

Estudantes das licenciaturas marcaram presença no evento

“A universidade pública existe com o objetivo de servir, através da formação acadêmica, da pesquisa e da extensão. A Capes tem tido um papel estratégico na mediação entre a Educação Superior e a Educação Básica, o que é essencial para o projeto de um país melhor”, disse o reitor, que foi seguido do pró-reitor para Assuntos Acadêmicos da Universidade (Proacad), Paulo Goes. “Defender uma Universidade Pública é fortalecer a formação profissional, que passa pelo fortalecimento da educação básica e pela formação dos professores. Em um momento de recursos escassos, essa decisão de investir nas licenciaturas é essencial”, afirmou.

A mesa de abertura da jornada foi formada pelo reitor Anísio Brasileiro e o pró-reitor Paulo Goes, além do diretor de Educação a Distância da Capes, Carlos Lenuzza; os professores da Universidade Carlos Eduardo Montenegro (RP/UFPE) e Liliane Carvalho (Pibid/UFPE); a representante da Secretaria de Educação do Estado, Regina Celi; a diretora de Desenvolvimento do Ensino da Proacad (DDE), Eleta Freire; e a coordenadora de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine), Aparecida Guilherme.

Após a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a UFPE e a Capes, foram realizadas as conferências “Perspectivas do Pibid-RP para formação docente”, ministrada pelo diretor de Educação a Distância da Capes, Carlos Lenuzza (Capes), e “A institucionalização do Pibid / RP na UFPE”, ministrada pelos professores da UFPE Carlos Eduardo e Liliane Carvalho.

PROGRAMAS – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/Capes) tem por finalidade o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura em parceria com escolas da rede pública de ensino. Já o Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE) da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
pibid.resid.ufpe@gmail.com

Data da última modificação: 31/08/2018, 20:52