Notícias Notícias

Voltar

Evento debate economia, meio ambiente e desenvolvimento na ótica chinesa

O seminário é promovido pelo Centro de Pesquisa Sino-Brasileiro do Instituto Confúcio (IC)

Ao participar da mesa de abertura do segundo dia de atividades do II Seminário Internacional Sino-Brasileiro, cujo tema central é “Economia, Meio Ambiente e Desenvolvimento”, o reitor Alfredo Gomes destacou a afinidade entre o evento e uma das diretrizes que sua gestão, iniciada há pouco mais de um mês. “Um dos focos da nossa atuação será a universidade ambientalmente sustentável e responsável e esse evento se ajusta ao nosso propósito de contribuir na formulação de políticas públicas de desenvolvimento”, afirmou.

Foto: Passarinho

Reitor destaca importância de debater sustentabilidade

O seminário, promovido pelo Centro de Pesquisa Sino-Brasileiro do Instituto Confúcio (IC), vinculado à Universidade de Pernambuco (UPE), é resultado de uma parceria com o Instituto de Estudos da Ásia (UFPE), a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Universidade Central de Finanças e Economia da China (CUFE). No cerimônia, o reitor da UPE, Pedro Falcão, enfatizou a importância do Instituto Confúcio que “mais do que expandir o ensino do Mandarim, vem viabilizando parcerias ente o Brasil e a China em áreas com Saúde, Engenharia, dupla titulação”.

O professor Marcos Costa Lima, da UFPE, coordenador do Instituto de Estudos sobre a Ásia (Ieasia), relatou que a Universidade hoje conta com grande número de alunos dedicados aos estudos da cultura e sociedade chinesas. Ao que o reitor Alfredo Gomes ratificou que o Brasil tem muito a aprender com a China que, com sua cultura secular lançou-se no processo de mudança econômica, para se inserir globalmente, mas sem abrir mão de um projeto de país. “Essa é uma missão pedagógica, de aprendizagem para todos nós”, afirmou.

Também compareceram à abertura do segundo dia do seminário o assistente do reitor da CUFE, professor Li Tao; o diretor chinês do Instituto Confúcio, Peng Xiantang; o diretor brasileiro do IC, Lin She Pin e o diretor do Centro Sino-Brasileiro de Pesquisas Socioeconômicas, professor Ricardo Chaves.

A programação do evento de hoje transcorre até as 15h, no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg) da UFPE, com palestras e apresentações de pesquisadores chineses da Universidade Central de Finanças e Economia da China (CUFE) e professores e especialistas brasileiro, que estão compartilhando suas pesquisas mais recentes. Amanhã (22), a partir das 8h, as atividades vão ocorrer no Instituto Confúcio, com apresentações de artigos científicos, até as 12h.

Data da última modificação: 21/11/2019, 15:01