Etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica acontece neste domingo (1º) em Igarassu

A execução do torneio é da equipe de robótica Maracatronics, projeto do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE

A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica será realizada, neste domingo (1º), na Escola Técnica Estadual (ETE) Jurandir Bezerra Lins, em Igarassu, no Grande Recife. O evento reunirá 150 estudantes das redes federal, estadual, municipais e privada de ensino em Pernambuco. A execução do torneio é da equipe de robótica Maracatronics, projeto do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento classifica equipes para disputar o campeonato nacional, que acontece, no mês de outubro, em Rio Grande (RS).

No total, haverá 50 equipes dos níveis 1 (destinado a jovens de 11 a 14 anos) e 2 (idades entre 14 e 19 anos) já classificadas entre os 363 grupos inscritos em todo o estado. Nesta competição, um pequeno robô, projetado e construído pelos estudantes, deve seguir um percurso pré-estabelecido ao longo do qual ultrapassa obstáculos e transpõe rampas até o resgate.

Para a execução do evento, a cargo da equipe Maracatronics/UFPE, 40 voluntários estarão divididos nas 12 arenas armadas para as disputas, que acontecem sempre a partir das 10h e nas quais cada equipe deverá cumprir o circuito total em cinco minutos.

Ao final da disputa, por volta das 17h, serão premiadas as melhores equipes de cada nível, com os primeiros lugares dos níveis 1 e 2 garantindo vaga para a final nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica.

Este ano, o evento conta com o patrocínio da empresa Inloco, que trabalha com inteligência a partir de dados de localização e privacidade de usuários.

Professor João Paulo Cerquinho Cajueiro (UFPE)

joaopaulo.cerquinhocajueiro@gmail.com

Data da última modificação: 30/08/2019, 14:11