Estudos Universitários: revista de cultura (EUs) realizará o lançamento do seu volume 40.1 no dia 1º de dezembro

No dia 1º de dezembro,, das 10H às 12h, a Estudos Universitários: revista de cultura (EUs) realizará o lançamento do seu volume 40.1, com a temática “Raça, gênero e classe social: Atravessamentos identitários e tensionamentos sociais”. O evento acontecerá no auditório principal do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (I-Litpeg), contando com a presença do reitor Alfredo Gomes; da pró-reitora de Extensão e Cultura, Maria da Conceição dos Reis; e da editora-chefe do periódico, Sylvana Melo dos Santos.

Idealizada em 1962 pelo educador Paulo Freire e outros colaboradores do Serviço de Extensão Cultural (SEC), atual Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), a EUs tem natureza inter e multidisciplinar, promovendo, a cada número, a circulação dos saberes e o diálogo entre a Academia e os diversos setores da sociedade. Neste volume, a revista reúne uma entrevista, estudos, relatos de experiência e resenhas que revelam as problemáticas persistentes na sociedade acerca de raça, gênero e classe social.

Assim, a edição tem a participação, na seção de estudos, de Saulo Cabral dos Santos, doutor em Clínica Odontológica e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Nayara Kelly de Melo Silva, bacharela em Odontologia e Mestranda em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com o artigo “Os desafios de gênero e raça no ensino superior público: uma análise no Nordeste brasileiro”. Nessa mesma seção, Diogo Valença de Azevedo Costa, doutor em Sociologia e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), escreve “Florestan Fernandes e a crítica da formação colonial brasileira: trabalho, racismo e capitalismo dependente”.

Já Emanuele Cristina Santos do Nascimento, mestra em Educação, Culturas e Identidades e doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Ana Paula Abrahamian de Souza, doutora em Educação e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), redigem “O ser negro nas representações midiáticas: um debate de construções de identidades”. Maria da Conceição dos Reis, doutora em Educação e professora e pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPE, Cledson Severino de Lima, mestre e doutorando em Educação pela UFPE, e Rafaela Alcântara Barros de Oliveira, licenciada em Língua Portuguesa e mestranda em Educação pela UFPE, publicam “Livros didáticos de História e a Educação das Relações Étnico-Raciais”.

A entrevista com Adeildo Paraíso da Silva, o pai Ivo de Xambá, como é conhecido, babalorixá e doutor Honoris Causa pela UFPE, foi realizada por Auxiliadora Maria Martins da Silva, doutora em Ciências da Educação e professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da UFPE.

Nos relatos de experiência, Adriana Bravin, doutora em Comunicação e professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e Evandro José Medeiros Laia, doutor em Comunicação e Cultura e professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), lançam “Uso ativista de smartphones em territórios afetados por operações de mineração”. Ainda nessa seção, encontra-se “Racismo e Sexismo em Instituições de Ensino Superior: experiências na gestão acadêmica de docentes negras”, de autoria de Flávia da Silva Clemente, doutora em Serviço Social e professora da UFPE, e Márcia da Silva Clemente, doutora em Serviço Social e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Por fim, a seção de resenhas inclui o texto de Antônio Fernando de Araújo Sá, doutor em História e professor do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que apresenta o livro “Paulo Freire: A prática da liberdade, para além da alfabetização” (Fundação Perseu Abramo, 2021), de Venício Artur de Lima.

O artigo de André Pereira da Costa, doutor em Educação Matemática e Tecnológica e professor na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), analisa “Em busca de uma redistribuição da violência: algumas reflexões sobre as perspectivas de Jota Mombaça”, a obra “Rumo a uma redistribuição desobediente de gênero e anticolonial da violência!”(Fundação Bienal; OIP, 2017), de autoria de Jota Mombaça. Fechando a edição, “Alforria pelo verso”, de Peron Pereira Santos Machado Rios, mestre em Letras e professor de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da UFPE, apresenta a coletânea “A Escravidão na Poesia Brasileira: do século XVII ao século XXI” (Editora Record, 2022), obra organizada pelo poeta e crítico literário Alexei Bueno.

Este e os próximos lançamentos da revista Estudos Universitários podem ser conferidos em seu site. O evento concederá certificado de duas horas complementares para os ouvintes, que devem se credenciar por meio do formulário eletrônico.

Data da última modificação: 24/11/2023, 14:55