Estudo do HC é premiado na Jornada Pernambucana de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica

O estudo “Avaliação da qualidade de vida de pacientes com úlceras venosas através da aplicação do questionário Wound-Qol” foi o trabalho científico vencedor na categoria pôster na XXXII Jornada Pernambucana de Dermatologia e na I Jornada Pernambucana de Cirurgia Dermatológica, realizada neste mês de julho, no Recife.

O trabalho ganhou o 1º lugar entre 50 competidores das universidades e diversas residências médicas de Pernambuco, na categoria Investigação. O estudo faz parte de um projeto maior sobre úlceras venosas desenvolvido no ambulatório de Cirurgia Vascular do HC pela médica dermatologista e professora do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE Jéssica Guido, e pelo coordenador da Área Assistencial de Cirurgia Vascular e professor da Pós-Graduação do CCM da UFPE, Esdras Marques.

“Pesquisar o impacto na qualidade de vida através de um questionário direcionado para feridas e validado na língua portuguesa ajudou a promover uma avaliação mais abrangente sobre os impactos biopsicossociais e econômicos dos pacientes portadores das úlceras venosas. Através desse resultado, novas medidas no tratamento multidisciplinar poderão ser realizadas”, destaca Jéssica Guido, que também é doutoranda da Pós-Graduação em Cirurgia da UFPE.

Jéssica Guido ressalta ainda a importância desse reconhecimento a um “estudo que promove a integração da assistência, do ensino e da pesquisa, que são pilares importantes no Hospital das Clínicas da UFPE”.

O questionário Wound-Qol é uma ferramenta que busca mensurar como as feridas estão impactando a qualidade de vida do paciente, com perguntas sobre dores, sentimento em relação à demora na cicatrização, impactos nas atividades do dia a dia e de lazer, entre outras.

Data da última modificação: 26/07/2023, 15:36