Notícias Notícias

Voltar

Estudo de lateralização corporal com cama multicare está sendo desenvolvido no HC

A pesquisa está sendo conduzida pela mestranda Layane Santana, com a supervisão da professora Shirley Campos

O projeto de pesquisa “Impactos fisiológicos do posicionamento lateral do corpo na ventilação regional e cinesiologia diafragmática ultrassonográfica: uma abordagem inovadora para avanços na saúde e tecnologia”, conduzido no Hospital das Clínicas da UFPE, busca esclarecer as alterações na ventilação resultantes de mudanças de postura, tanto programadas quanto automáticas, em resposta a variações nos ângulos de inclinação da cama previamente determinada. Este estudo está integrado ao plano de trabalho estabelecido pelo acordo de cooperação firmado entre o Departamento de Fisioterapia da UFPE e a empresa Linet, maior fabricante de camas hospitalares de cuidados avançados no mundo.

A cama Multicare® é um equipamento que combina recursos de monitoramento e terapia. Destaca-se pela sua capacidade de realizar terapia de lateralização automática, proporcionando inclinação corporal bilateral de até 30 graus. Um destaque adicional é a função de terapia lateral automática (ALT), que mantém a cama e o paciente em um ciclo contínuo de inclinações laterais programadas.

“A tecnologia foi inicialmente hospedada na unidade de Simulação Clínica no Hospital das Clínicas da UFPE, ambiente que possibilitou a realização de treinamentos para pesquisadores, colaboradores da instituição e discentes do curso de Fisioterapia. Além desses benefícios diretos, o estudo promove a conexão entre o Hospital das Clínicas e pesquisadores para realização de futuras parcerias”, explica a chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde do HC, Bárbara Ângelo.

O estudo adotou uma abordagem inovadora no âmbito da investigação, analisando um grupo de 32 indivíduos saudáveis, sendo eles de ambos os sexos e faixa etária entre 18 e 59 anos. Além da utilização de técnicas como tomografia de impedância elétrica e imagem por ultrassom, foram empregados diversos instrumentos para monitorar a função respiratória, como manovacuômetro, espirômetro, ventilômetro, e o Respiratory Diagnostic Assistant (Assistente de Diagnóstico Respiratório), um dispositivo patenteado pela UFPE e desenvolvido para avaliar o padrão respiratório.

A pesquisa está sendo conduzida pela mestranda Layane Santana, com a supervisão da professora Shirley Campos e em colaboração com o grupo de pesquisa do Laboratório Multiusuário de Inovação Instrumental e Desempenho Físico-Funcional (Lindef) do Departamento de Fisioterapia da UFPE. Além desse projeto, atualmente, o Hospital das Clínicas (HC) está envolvido em outras 37 pesquisas registradas no Sistema Rede Pesquisa, abrangendo estudos de desenvolvimento tecnológico, que incluem construção, adaptação, validação ou avaliação de tecnologias em saúde. 

Data da última modificação: 03/01/2024, 08:48