Estudantes e professores fazem visita técnica sobre efeitos do derramamento de óleo em Goiana (PE)

Moradores foram ouvidos sobre os impactos no ambiente e os efeitos do derramamento na saúde e na vida de cada um

Estudantes realizam entrevistas na comunidade de Tejucupapo

Observar a realidade de moradores, pescadores e marisqueiras das comunidades de Tejucupapo, São Lourenço e Ponta de Pedras, no município de Goiana (PE), foi o objetivo da visita técnica realizada no sábado (14) por um grupo de professores e estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com parte das atividades do Comitê UFPE SOS Mar.A atividade contou com a presença de estudantes de graduação de diferentes cursos (como Biomedicina, Farmácia, Medicina e Saúde Coletiva), que coletaram informações relacionadas aos processos produtivos existentes na região e a percepção em relação ao derramamento de petróleo ocorrido recentemente.

A visita foi coordenada de forma integrada entre os professores Gilberto Rodrigues, coordenador do Comitê UFPE SOS Mar; Solange Laurentino dos Santos, do Centro de Ciências Médicas (CCM) e coordenadora do projeto de extensão “Diálogos de saberes na prática da vigilância popular em saúde de populações expostas ao derramamento de petróleo”; e José Marcos da Silva, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e coordenador do projeto de pesquisa “UFPE SOS Mar: saúde, olhares e saberes em resposta aos efeitos da exposição humana ao desastre do petróleo nas praias e nos municípios de Pernambuco”. Ambos os projetos foram aprovados no edital emergencial 9/2019

O objetivo do Comitê UFPE SOS Mar é promover e estabelecer estratégias voltadas à proteção, prevenção e precaução aos eventos e impactos causados por esse desastre no litoral do Nordeste. Os moradores foram ouvidos sobre os impactos no ambiente e os efeitos do derramamento na saúde e na vida de cada um. Também participaram da ação as professoras da Medicina Social do CCM Mírcia Betânia Costa e Silva (vice-coordenadora dos projetos) e Albanita Gomes da Costa de Ceballos. Participou da visita, como observador, Iván Gonzaléz, da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do México.

Data da última modificação: 17/12/2019, 15:01