Estudantes do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPE têm seus filmes selecionados para o Festival Cine PE

Três curtas-metragens produzidos por estudantes do bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram selecionados para exibição no Festival Cine PE. Os filmes foram escolhidos para a Mostra de Curta-Metragem Pernambucano, Mostra Competitiva de Curtas e Mostra Paralela de Curtas.

“Invasão ou Contatos Imediatos de Terceiro Mundo” é o título do primeiro curta-metragem, dirigido pelos estudantes Hugo Aquino e Maria Gazal. O filme é uma paródia dos documentários e reportagens televisivas, abordando temas relacionados à cidade do Recife e aos medos imaginários e reais de seus habitantes. O roteiro do filme surgiu em 2022, durante a disciplina de Cinema Documentário. A exibição está marcada para o dia 5 de setembro, às 19h, no Teatro do Parque. Além da participação no Festival Cine PE, o curta também foi selecionado para o 14º Festival de Cinema de Triunfo, onde será exibido de 28 de agosto a 2 de setembro, na cidade de Triunfo (PE).

Já o segundo filme, intitulado “Eu Nunca Contei a Ninguém”, é uma animação em stop motion com a produção e montagem da estudante de Cinema Gabriela Melo. A direção fica por conta do ator e diretor teatral Douglas Duan. A história gira em torno de um garotinho de cinco anos, que é levado ao hospital para se despedir do avô no leito de morte. A exibição está agendada para o dia 7 de setembro, às 19h, no Teatro do Parque, na Mostra Competitiva do Cine PE.

Além dessas produções, a Mostra Paralela de Curtas Nacionais do Cine PE também contará com o documentário “Papel de Parede”, dirigido pela cineasta Duda Cavalcanti, ex-aluna da UFPE. O documentário aborda os processos de criação de três cineastas brasileiras, que discutem a representação da mulher no cinema e compartilham suas percepções e anseios sobre como essas representações reproduzem e reforçam padrões na história da arte. Esse documentário foi o trabalho de conclusão de curso de Duda Cavalcanti durante sua graduação em Cinema e Audiovisual na UFPE. A exibição está marcada para o dia 7 de setembro, às 14h, no Cinema do Porto. Todas as sessões serão gratuitas.

Acesse aqui o trailer do filme “Invasão ou Contatos Imediatos do Terceiro Mundo”.

Data da última modificação: 31/07/2023, 15:42