Estudantes de Cinema têm filme selecionado para a Mostra de Curtas e Médias Metragens Pernambucanos do 14º Festival de Cinema de Triunfo

Festival será realizado de 28 de agosto a 2 de setembro, no centenário Theatro Cinema Guarany

Os estudantes Maria Gazal e Hugo Aquino, do curso de Cinema de Audiovisual do Centro de Artes de Comunicação (CAC) da UFPE, tiverem seu filme “Invasão ou contatos imediatos do Terceiro Mundo” (2023, 21 min) selecionado para a Mostra de Curtas e Médias Metragens Pernambucanos do 14º Festival de Cinema de Triunfo, evento de grande renome dentro do mercado audiovisual do estado, que será realizado de 28 de agosto a 2 de setembro, no centenário Theatro Cinema Guarany, no município de Triunfo, no Sertão de Pernambuco.

A produção foi a única da UFPE a ser escolhida, e foi realizada para a disciplina Cinema Documentário, ministrada pelo professor Fernando Weller, durante o 4º período do curso. O resultado da seleção para a mostra está disponível aqui.

Segundo os estudantes, diretores do filme selecionado, é uma grande honra participar e representar o movimento crescente do audiovisual estudantil. “A importância de ter um filme universitário selecionado para um festival deste porte e reconhecimento como o de Triunfo é demonstrar a capacidade, criatividade e ímpeto que os estudantes têm em produzir cultura e impactar a comunidade em que estão inseridos. Para nós, alunos de instituições públicas e, especialmente, situadas na Região Nordeste, a produção audiovisual é, ainda, vítima de um projeto feroz de sucateamento e exclusão, intensificado durante a pandemia, com reflexos dessa desigualdade vistos na ausência ou presença desorganizada de políticas de incentivo, valorização e credibilização das manifestações artísticas pernambucanas e nordestinas”, destacam eles.

“A participação em festivais se torna mais simbólica por estar em um contexto de luta, ao qual o próprio enredo de ‘Invasão ou contatos imediatos do Terceiro Mundo’ faz referência, e nos leva a analisar criticamente a realidade à nossa volta, através de uma premissa simples e fictícia da ameaça alienígena. É mostrar que, com incentivos, sejam eles financeiros e estruturais ou de suporte à expansão criativa do povo brasileiro, bons frutos serão colhidos para o cinema nacional”, afirmam Maria Gazal e Hugo Aquino.

Maria Gazal

mariaeduarda.gazal@ufpe.br