Estudantes de Arquitetura e Urbanismo visitam estações e parte administrativa da CBTU

Objetivo foi conhecer papel do sistema ferroviário do Recife em relação à mobilidade urbana e à qualidade de vida dos moradores da cidade

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) visitaram estações e a parte administrativa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife. A atividade, realizada na última quarta-feira (13), estava relacionada à disciplina Planejamento de Transportes Urbanos, ministrada pela professora Yara Baiardi.

Houve visita a estações e ao Centro de Controle de Operações

A docente afirma que “essa visita se fundamenta no papel que o sistema ferroviário do Recife desempenha na cidade em relação à mobilidade urbana e à qualidade de vida dos seus moradores”.

Durante a experiência, os estudantes tiveram o apoio de diversos técnicos da CBTU, como narra a professora Yara Baiardi: “A visita começou na Estação Recife, com explanação sobre a CBTU, sua história, funcionamento, importância etc. Em seguida, todos seguiram – via trem – até a Estação Werneck”.

Neste segundo momento, os estudantes conheceram a parte administrativa da CBTU, como o Centro de Controle de Operações (CCO), onde receberam informações sobre a dinâmica e logística para manter o funcionamento das linhas Centro, Sul e Diesel-VLT.

Professora Yara Baiardi

yara.baiardi@ufpe.br