Estudantes da UFPE organizam o III Recife Open de Cubo Mágico

Alunos do curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estão organizando, nos dias 16 e 17 de dezembro, o III Recife Open 2023 – Cubo Mágico, um campeonato oficial de cubo mágico que promete agitar a comunidade acadêmica e os aficionados pelo quebra-cabeça mais famoso do mundo. No sábado, o evento será das 9h às 17h15, e no domingo, das 9h às 15h45, com um pequeno acréscimo para a entrega das medalhas aos vencedores.

O campeonato ocorrerá no anfiteatro do 4° andar do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), é aberto ao público em geral e não tem limite de idade, mas menores de 18 anos precisam de autorização dos pais para participarem. Com limite de 50 participantes, as inscrições antecipadas, para quem quisesse participar de todas as modalidades, já estão encerradas. Porém, a organização avisa que será possível fazer a inscrição na hora, custará o mesmo preço, R$ 15, e será possível competir apenas na categoria principal 3x3. Também é possível ir apenas para conhecer o evento, assistir e torcer pelos amigos. O evento é coordenado pela World Cube Association (WCA).

Durante a competição, os participantes farão cinco resoluções em cada modalidade que participar. Ao final, serão removidos da contagem o melhor e o pior tempo, e será feita uma média com as três resoluções restantes. O participante com a melhor média será o campeão ou a campeã. A única diferente é a modalidade 3x3 BLD (blindfolded) – a pessoa competidora realiza o cubo mágico com os olhos vendados –, na qual não será feita uma média, mas sim, será pego seu melhor tempo de três resoluções.

Os três primeiros colocados de cada modalidade receberão medalhas, os demais participantes receberão certificados de participação.

As modalidades do III Recife Open de Cubo Mágico são:
- 2x2 (cubo mágico 2x2);
- 3x3 (o cubo mágico comum, mais conhecido por todos);
- 4x4 (cubo mágico 4x4);
- 5x5 (cubo mágico 5x5);
- Skewb (um tipo especial de cubo mágico, onde seus eixos passam pelos vértices do cubo);
- Square-1 (outro cubo mágico especial, que pode mudar de forma conforme é torcido, devido à forma como é movido, adicionando assim um nível extra de desafio e dificuldade);
- 3x3 BLD (blindfolded - montar cubo mágico 3x3 de olhos vendados);
- 3x3 OH (one handed - montar cubo mágico 3x3 com apenas uma mão);
- Megaminx (um tipo especial de cubo mágico em formato de dodecaedro); e
- Pyraminx (um tipo especial de cubo mágico em formato de pirâmide).

O III Recife Open 2023 não é apenas um torneio para competidores experientes. Ele é uma oportunidade para qualquer pessoa que tenha interesse pelo cubo mágico, desde quem está apenas começando a explorar esse fascinante mundo, até aqueles que já dominam a arte de resolver o cubo em segundos. É um local em que participantes de vários níveis de habilidade possam se reunir, competir e compartilhar técnicas e estratégias de resolução do cubo mágico.

Para aqueles que desejam saber mais sobre o evento, ou se juntar ao grupo de organizadores e participantes, está disponível um link para o grupo do WhatsApp.

Além disso, informações detalhadas sobre inscrições e o regulamento do campeonato podem ser encontradas no site da World Cube Association, entidade oficial que regula as competições de cubo mágico ao redor do globo – e que também está oficialmente coordenando este evento.

O campeonato promete ser um espetáculo de agilidade mental e destreza, além de ser uma excelente oportunidade para promover o espírito de comunidade e a troca de conhecimentos entre os participantes.

III Recife Open 2023 – Cubo Mágico
José Augusto Almeida da Silva (aluno de Engenharia Eletrônica – organizador)

augusto.almeida@ufpe.br
Samuel Simões de Souza Filho (aluno de Engenharia da Computação – organizador)