Estudante de Direito da UFPE é premiado em evento promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil

João Vitor Sales Zaidan representou a Letônia nesta edição da Sueb, realizada nos dias 21 e 22 deste mês, na UnB

O estudante de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) João Vitor Sales Zaidan conquistou o 3º lugar na Simulação da União Europeia no Brasil (Sueb), evento promovido pela delegação da UE no país com o apoio do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). Nos dias 21 e 22 deste mês, 27 estudantes de todas as regiões do Brasil foram reunidos na UnB para participar da experiência, cada um deles representando um estado-membro do bloco econômico no debate intitulado “Resposta da União Europeia às Ameaças à Paz e Segurança”.

João Victor é estudante do 3º período de Direito da UFPE

“Nas simulações, a ideia é que cada pessoa represente um país em uma discussão como se estivesse em uma organização internacional ou, às vezes, nacional. Suas opiniões pessoais não são o objeto, já que a ideia é estudar a fundo a política externa do ‘seu’ país, os interesses dele, e levar propostas para aquela questão de acordo com o que o país defende, com quem ele se alia. No caso da Sueb, a instituição simulada foi o Conselho da União Europeia, que tem competência legislativa. Sendo uma organização regional, há menos espaço para embates, de modo que é desejado um posicionamento mais comunitário e coeso”, explica João Vitor Zaidan.

O estudante da UFPE representou a Letônia nesta edição da Sueb. Os graduandos em Relações Internacionais que ficaram com o 1º e o 2º lugares representaram, respectivamente, a Suécia e a Croácia. A distribuição dos países entre os participantes é feita algum tempo antes da reunião, para que os estudantes tenham como preparar sua argumentação.

“Ao saber que representaria a Letônia, compilei vários materiais sobre a política externa e a história do país para realmente compreender a posição que iria representar. Simular, como vemos, é um exercício de alteridade: você precisa, necessariamente, colocar-se em um lugar que você não ocupa”, comenta João Vitor Zaidan, que acrescenta: “Também já fui mantendo em mente uma pergunta que é muito importante, no sentido de o que queria levar para o comitê, os argumentos principais, quais eram meus interesses, o que propor. E é sempre interessante, já que todos estão fazendo o mesmo. Então, os momentos iniciais da simulação são sempre de descobrir qual foi o tom que cada um escolheu para a sua delegação”.

Ao longo da simulação, a dinâmica dos debates estimula os participantes a exercitar a capacidade de adaptação, seja reforçar uma estratégia ou tomar outros caminhos. João Vitor Zaidan cita um exemplo disso: “Durante os debates, achei um relatório que não havia encontrado antes, o qual foi muito importante para dar mais substância ao que propunha. Essa busca ativa pelo conhecimento e a agilidade na hora são outros elementos essenciais das simulações. Você precisa discursar, negociar, pensar em propostas e escrever ao mesmo tempo, como um fluxo. Realmente se busca simular a atividade da diplomacia”.

Estudante do 3º período, ele participa há algum tempo de simulações, também desempenhando o papel de organizador ou mediador. “Desde mais novo sou apaixonado pela área de Relações Internacionais e, cursando Direito, identifico-me totalmente com a área de Direito Internacional Público, inclusive já atuando em projetos de pesquisa e extensão na área de Direitos Humanos, sob a coordenação da professora Flavianne Nóbrega. Meu interesse por temas como esse surgiu justamente ao participar de simulações no Ensino Médio”, recorda João Vitor Zaidan.

Além da simulação em si, um webinar sobre o mesmo tema com os professores Kai Enno Lehmann (Universidade de São Paulo) e Claudia Marconi (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) estava entre as atividades da programação.

“Viajar para Brasília foi uma experiência ímpar, não apenas pela cidade, que é muito particular é interessante, mas também por conhecer estudantes da Universidade de Brasília e de todo o Brasil. A equipe da Sueb ativamente busca selecionar pessoas diversas e isso é muito visível pela quantidade de pessoas não brancas, das regiões Norte e Nordeste e também de mulheres e pessoas LGBTQIA+. Aprendi muito sobre a União Europeia do ponto de vista institucional, algo que adoro e que eu não veria de forma tão detalhada, ao menos não agora, assim como foi incrível conhecer as pessoas que conheci, incluindo o embaixador da UE no Brasil, professores do Instituto de Relações Internacionais da UnB, colegas da área e outros”, avalia João Vitor Zaidan.

Vencedores comemoram os resultados alcançados na competição na UnB

Os três estudantes premiados receberam um curso exclusivo do College of Europe, que é a mais antiga instituição de pós-graduação em Estudos Europeus e funciona na Bélgica, tendo sido fundada em 1949 por iniciativa do Congresso de Haia. A premiação foi entregue pelo embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez.

A seguir, o resultado completo da Simulação da União Europeia no Brasil:

1º lugar – Jorge Willian Ferreira Gonçalves, da Universidade Federal de Goiás (UFG)
2º lugar – Ana Sofia Guimarães Menezes, da Universidade Federal do Tocantins (UFT)
3º lugar – João Vitor Sales Zaidan, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Menções honrosas: Alayne Victoria da Costa Silva, da Universidade Federal do ABC (UFABC); Lucas de Souza Calves Alvarez, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); e Vitor Augusto Araújo Rissatti, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

João Vitor Sales Zaidan

joao.zaidan@ufpe.br