Notícias Notícias

Voltar

Está no ar a programação da Feira Territórios Interculturais da Leitura

A abertura oficial será no dia 28 deste mês, às 16h, no auditório do Centro de Educação da UFPE

Da assessoria do evento

Está no ar a programação completa da Feira Territórios Interculturais da Leitura. Depois do ciclo de minicursos, realizados de forma remota, a programação oficial tem início no dia 28 deste mês e vai até o dia 1º de dezembro. As atividades se distribuem entre o Circuito Infantil, Exposições e Feiras, debates, seminários, cinedebates e rodas de diálogo; sessão de lançamento de livros; e apresentações culturais. A programação pode ser conferida no site.

A Feira de Leitura não se esgota nesse período. Ela envolve uma rede de parceiros, que inclui bibliotecas comunitárias, organizações populares, comunidades indígenas, bibliotecas públicas, artistas, educadores, mediadores de leitura de diversos territórios culturais. E tem sementes germinadas em espaços como a Biblioteca Popular do Coque, Biblioteca Comunitária de Caranguejo Tabaiares, Biblioteca das Formiguinhas do MTST e comunidade Xukuru - onde acontecem, ao longo do ano, festivais literários inspirados pela Feira.

A abertura oficial será às 16h, no auditório do Centro de Educação da UFPE. Além da mesa de abertura, haverá apresentação de duas atrações culturais: o grupo Cultura em Libras, com Larissa Gervásio e Monique Andrade (Letras Libras-UFPE), e o Mulheres de Repente, com as poetas Elenilda Amaral, Erivoneide Amaral, Dayane Rocha, Thaynara Queiroz e Luna Vitrolira, do Sertão do Pajeú. Haverá também uma palestra, com o professor Artur Morais e mediação da professora Emília Lins (Ceel/UFPE), sobre as contribuições da homenageada da Feira: a educadora Magda Soares.

Falecida em janeiro deste ano, a mineira Magda Soares é referência em temas como Letramento - relacionado à leitura e escrita enquanto práticas sociais; e Alfabetização - referente ao aprendizado das relações entre sons e grafias. Suas contribuições serão lembradas na palestra “Magda Soares e a democratização da leitura e da escola”.

CIRCUITO INFANTIL - O circuito infantil tem início antes mesmo da abertura oficial. Desde a manhã do dia 28, grupos de crianças de várias escolas estarão participando das atividades, que incluem sessão de curtas, contação de histórias e mediação de leituras, visita guiada às exposições e oficinas - de cordel, de arte Xukuru, de coco, de dança Nagô.

EXPOSIÇÕES - A Mostra Fotográfica “Meu Direito de Sonhar”, assinada pelo fotógrafo Ismael Holanda, é fruto de um trabalho realizado com alunos de diversas escolas públicas do Recife. São 18 imagens nas quais os estudantes revelam a profissão dos seus sonhos e o futuro que desejam.

“Akypuera é vestígio/rastro em Tupi Antigo” reúne trabalhos do artista Atrius Kariboca e do povo Xukuru. Atrius é descendente dos Kukuru Cariri, de Alagoas, e desenvolve trabalhos com pintura, grafismo, arte têxtil em bonecaria e confecção de cuias. Nesta mostra, seus trabalhos estarão reunidos com o artesanato produzido pelos Xukuru do Ororubá, de Pesqueira-PE.

“Ô Josué! Crônicas da Fome” é uma produção do Sesc-Pernambuco com quadrinhos dos artistas Eron Villar, Lua, Luciano Félix, Bruno Alves, Thais Kisuki, Fábio Paiva, Adriano dos Anjos e Marcos Santana. Os trabalhos são inspirados nos escritos de Josué de Castro, geógrafo e cientista social, conhecido por seus estudos sobre a fome.

“Arte e Sustentabilidade” reúne peças do projeto Galeria Reciclada - uma iniciativa de responsabilidade ambiental criada em março de 2017 pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

Na tarde dos dias 29 e 30, o ciclo de exposições é reforçado pelos 39 jogos de alfabetização, produzidos em equipes por 101 estudantes de Pedagogia da UFPE e Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), que estarão expostos no hall de entrada do auditório do Centro de Educação.

Já a Feira de Livros, distribuída em tendas na área externa do Centro de Educação, reúne expositores como Alexsandra Livros; BiblioSesc; CEEL; Cepe; Cordéis dos poetas do Sertão do Alto do Pajeú/Afogados da Ingazeira; Cultura Nordestina; Dias Livreiro; EJ Livros; Esmusa; Grão Livraria; Universo dos Livros; UniLivros; Livro 5; Livro Aberto Sebo Itinerante; Mala Preta; Mundo dos Livros; Passa Livros; Recanto dos Alfarrabistas; Roni Livros; e Tatiana Livros.

DEBATES - O ciclo de seminários inclui cinedebates, Encontro de Bibliotecas Públicas e Escolares, rodas de diálogo e sessão de lançamento de livros. Nos cinedebates, que ocorrem nos dias 28 e 29, as conversas partirão da apresentação do documentário “A Nossa História Contada e Cantada em Primeira Pessoa”, de Amanda Ganimo; e dos vídeos do trabalho “Mediação de leitura na escola e em espaços não escolares”, que inclui “Qual é a cor da pele?”, “O que eu sinto se chama emoção?”, “Beleza Real”, “O mundo literário proporcionando espaço para questões de autoestima” e “MP Tavares - 20 anos de carreira”.

O Encontro de Bibliotecas Públicas, que acontece nos dias 30 e 1º, terá como temas de discussões “Resistência e desafio da sustentabilidade”, “Tecnologia e Inovação em Bibliotecas Públicas”, além de socialização de experiências. As bibliotecas escolares debatem temas como “Há lugar para os jogos?” e “A biblioteca escolar como mobilizadora de projetos para a escola", com socialização da experiência do projeto de intercâmbio Palavras viajantes, realizado pela Rede de Bibliotecas do Coque.

Na tarde do dia 30, a dica é a roda de conversa “Memórias de leitura e criação literária sob o olhar de uma escritora e um mediador de leitura”, com a escritora Lindacy Menezes, moradora da Rocinha (RJ) e premiada da Flip, e os educadores Xukuru Marciene Olegário e Adjailson Porto Vieira.

Já as sessões de lançamento incluem dez diferentes obras, dentre literatura infantil, adulta, poesia, cordel e estudos em Educação.

HOMENAGEM - Completam a programação, no dia 30, uma roda de contação de histórias com 15 contadores, em homenagem a contadora de histórias Mônica Xavier, e a programação de encerramento, que inclui apresentação das poetas do grupo Mala Preta, Sarau poético-musical Saudoso Manuel (Espaço Pasárgada) e do Coco da Quinta.

Data da última modificação: 21/11/2023, 16:52