Notícias Notícias

Voltar

Espaço Trans do HC realiza ação de sensibilização com profissionais de saúde

A ação contou com distribuição de panfletos educativos e uma encenação em que pessoas trans vivenciam situações numa unidade de saúde pública

Foto: Cecília Vieira/HC-Ebserh

Atividades foram desenvolvidas no hall da Portaria 1

O Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia foi marcado por uma ação de sensibilização aos profissionais de saúde do HC-UFPE, promovida pelo Espaço de Cuidado e Acolhimento a Pessoas Trans, na manhã de hoje (17), no hall da Portaria 1. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A ação contou com distribuição de panfletos educativos e uma encenação em que pessoas trans vivenciam situações numa unidade de saúde pública, como, por exemplo, a importância de chamar as pessoas pelo seu nome social (permitido por lei).

“O objetivo é promover a sensibilização e reflexão nessa data tão importante. O profissional de saúde tem a responsabilidade com o cuidado integral das pessoas e isso engloba o respeito à diversidade humana. A transexualidade exige dignidade e respeito. Não sabe como tratar, pergunte”, explicou a coordenadora do Espaço Trans do HC, Suzana Livadias.

Em março de 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que transexuais e transgêneros podem retificar o registro civil em cartório sem a necessidade de cirurgia de redesignação sexual (mudança de sexo). O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo e ainda não há uma tipificação para esse tipo de crime.

O 17 de maio é referência simbólica da luta pelos direitos LGBT, uma vez que coincide com o dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar a homossexualidade como doença, em 1990. Em junho de 2018, a OMS retirou a transexualidade da lista de doenças mentais.

Data da última modificação: 17/05/2019, 14:26