Notícias Notícias

Voltar

Espaço Ciência tem programação especial neste sábado, para lembrar o Dia do PI: 14/03 (ou 3.14)

O Pi foi crescendo cada vez mais e hoje já ultrapassa a cifra dos três trilhões de dígitos conhecidos

Amanhã (14/03 – ou 3,14 segundo a maneira norte-americana de datar), é o dia do PI. É uma data especial para celebrar essa constante universal da matemática que está na Terra, na lua, e em tudo que é circular e curvo, inclusive o espaço-tempo. A dica é dar uma passada no Espaço Ciência. Além do experimento do PI, que compõe o acervo do Museu, haverá duas atividades especiais.

O experimento utiliza uma corda para mostrar a razão entre o perímetro e o diâmetro do círculo. Em outra atividade, os visitantes poderão participar de uma caça ao PI e, a partir de algumas pistas, descobrir alguns dos dígitos já conhecidos que sucedem a vírgula. Hoje, sabemos que se trata de um número irracional. Começa em 3,14… e é tão infinito quanto seriam os números de lados de um polígono para formar um círculo.

Desde os primeiros registros de egípcios e babilônios, quando números irracionais não eram conhecidos e o PI não ultrapassava os três dígitos, o número foi crescendo cada vez mais e hoje já ultrapassa a cifra dos três trilhões de dígitos conhecidos. Cada cálculo a mais serve como referência da capacidade de um computador e amplia as possibilidades da matemática.

Outra atividade proposta convida os participantes a medir diversos objetos que nos rodeiam, inclusive partes do próprio corpo, e descobrir o PI.

A programação especial do PI será amanhã (14). Nos finais de semana, o Espaço Ciência funciona das 13h30 às 17h. No Parque Memorial Arcoverde, com entrada em frente ao Chevrolet Hall.

Data da última modificação: 13/03/2020, 16:43