Equipes do Mangue Baja ficam em 4º e 5º lugares na 25ª Competição Baja SAE Brasil – Petrobras

As equipes Mangue Baja 1 e 2 conquistaram as 4ª e 5ª colocações na 25ª Competição Baja SAE Brasil – Petrobras, realizada de 20 a 24 deste mês, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no Estado de São Paulo. A competição contou com 79 equipes, de todo o país, contabilizando 1.216 participantes.

A equipe EESC USP Baja, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo foi a primeira colocada, seguida da vice-campeã Poli Avia Aurora, da Escola Politécnica da USP. O 3º lugar no pódio ficou com a equipe Cactus Baja SAE, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, do Rio Grande do Norte. Com o resultado, as equipes EESC USP Baja, Poli Avia Aurora e Cactus Baja poderão representar o Brasil na competição mundial Baja SAE Rochester, a ser realizada de 6 a 9 de junho, na Rochester Institute of Technology, em Nova York, nos Estados Unidos.

Os carros Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 109 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de Engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.

MANGUE BAJA – O Mangue Baja é um projeto de extensão da UFPE liderado pelo Departamento de Engenharia Mecânica, que tem como principal objetivo ensinar princípios da Engenharia Automotiva a alunos de Engenharias e de cursos afins. O nome Mangue Baja tem como origem o movimento cultural mangue-beat, que alia cultura e tecnologia, sempre respeitando o meio ambiente. A filosofia, o forte apelo acadêmico e o caráter empreendedor da equipe transformaram-na em pouco tempo em um dos maiores projetos de graduação da UFPE. Após sua criação, a equipe iniciou suas participações em competições a partir de 2000 se mantendo sempre entre os dez primeiros colocados do Brasil desde 2001.

O Baja SAE é o primeiro programa estudantil de capacitação organizado pela SAE Brasil, e está entre os de maior sucesso. Nele, os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor, desenvolvem os veículos com o qual irão competir representando a sua instituição de ensino.

Data da última modificação: 28/02/2019, 14:14