Equipe Mangue Baja ganha 2° e 7º lugares na 14° Competição Baja SAE Brasil Etapa Nordeste

Etapa contou com a participação de 20 equipes, sendo o time da UFPE o único a competir com dois carros

A Equipe Mangue Baja, formada por alunos de diversos cursos de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), se destacou na 14° Competição Baja SAE Brasil Etapa Nordeste, realizada de sexta (1º) a domingo (3) em Salvador. O carro modelo MB2, apelidado de “Rei do Baião” em homenagem a Luiz Gonzaga, conquistou o 2° lugar geral na competição. Já o carro modelo MB1, também conhecido com “Xodó” em referência à música do Dominguinhos, obteve o 7° lugar geral.

Fotos: Felipe Rickson

Grupo reúne estudantes de diversos cursos da UFPE

A etapa contou com a participação de 20 equipes, sendo o time da UFPE o único a competir com dois carros. O grupo teve boas colocações nas provas de avaliação estática (Rei do Baião em 1° lugar e Xodó em 3° lugar), validação de projeto (Xodó em 1° lugar e Rei do Baião em 2° lugar), apresentação de design (Rei do Baião em 3° lugar), evento de negócios (Rei do Baião em 1° lugar e Xodó em 2° lugar), design final (Rei do Baião em 2° lugar e Xodó em 3° lugar) e enduro (Rei do Baião em 2° lugar e Xodó em 9° lugar).

De acordo com o coordenador de Eletrônica da Equipe Mangue Baja, Danillo Aguiar, o Rei do Baião vai se aposentar no próximo evento nacional, em março. “Todo ano levamos um carro novo”, explica. “A competição é muito dinâmica, principalmente no Nordeste”, afirma, lembrando que o top 5 do Brasil inclui três equipes nordestinas. O novo veículo vai contar com um projeto novo de powertrain, um câmbio fabricado pelos próprios estudantes, fato inédito nos protótipos da região.

Carros Xodó e Rei do Baião obtiveram boas colocações

PROGRAMA - “O programa Baja SAE Brasil é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes”, explicam os organizadores do evento.

SELEÇÃO - A Equipe Mangue Baja está com inscrições abertas para o processo seletivo 2019.2. “Sem fins lucrativos, o projeto se mantém com o incentivo da Reitoria da UFPE e com o patrocínio de empresas interessadas em promover o desenvolvimento acadêmico dos participantes que têm, nesta competição, a oportunidade de interagir com estudantes de todo o país e desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, além do alto grau de conhecimento técnico obtido”, afirma a equipe.

Data da última modificação: 07/11/2019, 15:06