Equipe Mangue Baja da UFPE participa da XXIV Competição Baje SAE Brasil

Os carros foram denominados de Homem da Meia-Noite e João Grilo

A Equipe Mangue Baja da UFPE vai levar dois protótipos para a XXIV Competição Baje SAE Brasil, a ser realizada de 22 a 25 deste mês, em São José dos Campos (SP). A apresentação dos carros foi realizada ontem (14) às 19h30, no hall do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), no Campus Recife da UFPE. A cerimônia foi bastante prestigiada e contou com professores, alunos, familiares dos estudantes e autoridades acadêmicas.

Equipe e novos carros foram apresentados em cerimônia ontem (14)

O protótipo Mangue Baja 1 é uma homenagem ao Homem da Meia-Noite e foi batizado com o nome do boneco gigante. Já o protótipo Mangue Baja 2 homenageia a obra O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e foi batizado de João Grilo. “No total, temos 32 estudantes viajando em nome da UFPE, 15 na Equipe Mangue Baja 1 e 17 na Equipe Mangue Baja 2. A equipe sairá do Recife no dia 19 e retornará no dia 26. A expectativa é sempre muito grande, porque a equipe trabalha muito. Esperamos conquistar o título”, afirmou o professor Flávio Silva, um dos coordenadores do projeto.

O Mangue Baja é um projeto de extensão da UFPE liderado pelo Departamento de Engenharia Mecânica, que tem como principal objetivo ensinar princípios da engenharia automotiva a alunos de Engenharias e cursos afins. A equipe atual do projeto é formada por 32 alunos, sendo 12 novatos, que são orientados pelos professores do Departamento de Engenharia Mecânica Flávio Silva, Maxime Montoya e Magda Vieira. O professor Carlson Verçosa, que foi um dos fundadores do projeto e que era o quarto professor orientador do projeto, se aposentou este ano.

COMPETIÇÃO – O programa Baja SAE Brasil é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Os alunos que participam do Baja SAE Brasil devem formar equipes que representarão a instituição de Ensino Superior à qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. A equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir da etapa internacional da prova nos Estados Unidos.

Em 2017, a Equipe Mangue Baja da UFPE conquistou os 1º e 3º lugares na 23ª competição Baja SAE Brasil 2017, realizada em março, em São José dos Campos (SP). A disputa contou com a participação de 88 equipes de todo o País. Com o resultado, o Mangue Baja conquistou o bicampeonato nacional – a primeira conquista foi em 2014, e participou da competição internacional Baja SAE Kansas, nos Estados Unidos, em maio, ficando na 16ª posição.

Mangue Baja
manguebaja@yahoo.com.br