Equipe do Mangue Baja da UFPE conquista 1º lugar na Etapa Nordeste do Baja SAE Brasil

Na competição, a equipe também ficou em 1º lugar em aceleração, projetos e na prova de resistência (enduro)

A equipe do Mangue Baja da UFPE foi a campeã da Etapa Nordeste do Baja SAE Brasil 2018, que aconteceu de 10 a 12 deste mês, no Senai Cimatec de Salvador. Concorreram 18 equipes de toda a Região Nordeste e uma equipe da Universidade de Brasília (UnB). O Mangue Baja conquistou o 1º lugar geral, além do 1º lugar em aceleração, projetos e na prova de resistência (enduro).

Equipe concorreu com outros 19 carros

As competições regionais do Baja SAE Brasil são preparatórias para a competição de âmbito nacional, realizada anualmente, no primeiro semestre, no interior de São Paulo. O Baja SAE Brasil de 2018 será realizado em março, em São José dos Campos. Irão concorrer equipes de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal, contabilizando 80 equipes.

“Para o nacional, vamos concorrer com dois carros. Sabemos que será uma competição difícil, pois participam as melhores equipes do Brasil. Temos o desafio de sempre melhorar o projeto, inovar e formar novos integrantes, que darão continuidade ao projeto”, explicou um dos professores orientadores do Mangue Baja, Flávio Silva.

O Mangue Baja é um projeto de extensão da UFPE liderado pelo Departamento de Engenharia Mecânica, que tem como principal objetivo ensinar princípios da Engenharia Automotiva a alunos de Engenharias e cursos afins. A equipe atual do projeto é formada por 32 alunos, sendo 12 novatos, que são orientados pelos professores do Departamento de Engenharia Mecânica Flávio Silva, Maxime Montoya e Magda Vieira. O professor Carlson Verçosa, que foi um dos fundadores do projeto e que era o quarto professor orientador do projeto, se aposentou este ano.

Alunos comemoram resultado após final da competição

Este ano, a Equipe Mangue Baja da UFPE conquistou os 1º e 3º lugares na 23ª competição Baja SAE Brasil 2017, realizada em março, em São José dos Campos (SP). A disputa contou com a participação de 88 equipes de todo o País. Com o resultado, o Mangue Baja conquistou o bicampeonato nacional – a primeira conquista foi em 2014, e participou da competição internacional Baja SAE Kansas, nos Estados Unidos, em maio, ficando na 16ª posição.

COMPETIÇÃO - O programa Baja SAE Brasil é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Os alunos que participam do Baja SAE Brasil devem formar equipes que representarão a instituição de ensino superior à qual estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. A equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir da etapa internacional da prova nos Estados Unidos.

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. A primeira competição ocorreu em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE Brasil, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE Brasil. No ano seguinte, em 1995, era realizada a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, na cidade de São Paulo. No ano seguinte, a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002. A partir de 2003, a competição passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo, no ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo.

Mangue Baja
manguebaja@yahoo.com.br