Equipe do HC participa de Seminário Macrorregional do Projeto Apice On

O Apice On visa à qualificação de profissionais atuantes no âmbito da obstetrícia e neonatologia

Gestores, médicos e enfermeiros integrantes da equipe de coordenação do Apice On no Hospital das Clínicas da UFPE participaram da 2ª edição do Seminário Macrorregional do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On), nos últimos dias 3 e 4, no Recife. O encontro reuniu profissionais ligados ao Apice On de 16 hospitais universitários e de ensino do Nordeste, além de autoridades e representantes de associações e federações do ramo da saúde. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Gestores, médicos e enfermeiros do HC estiveram no evento

Desenvolvido pelo Ministério da Saúde e executado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Apice On visa à qualificação de profissionais atuantes no âmbito da obstetrícia e neonatologia, propondo iniciativas para disseminar e implementar na rede pública boas práticas relacionadas à atenção ao parto, nascimento, abortamento, saúde sexual e reprodutiva, além de cuidados com mulheres em situação de violência sexual.

O projeto, que funciona desde 2017 no HC, envolve diretamente cerca de mil profissionais no país inteiro (em 94 hospitais) e chega à segunda rodada de seminários macrorregionais propondo o compartilhamento de experiências, desafios e conquistas obtidas durante os meses de trabalho. O encontro aproxima também as equipes dos hospitais aderidos, possibilitando o reconhecimento de práticas e o panorama da região.

“O seminário é uma vivência importante porque nele os hospitais que integram o programa podem apresentar os seus avanços e também os desafios enfrentados nessa missão de aprimoramento das áreas de Obstetrícia e Neonatologia. Com a troca de experiências, podemos entender mais positivamente como avançar com as metas do Apice On no nosso hospital e também compartilhar os nossos êxitos”, explicou a integrante do Grupo Estratégico Local (GEL) do Apice On na unidade, Lúcia Reis.

A última edição do seminário Nordeste aconteceu no mês de outubro de 2017 e contou com representantes do Ministério da Saúde, Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Pernambuco, Secretaria Municipal de Saúde de Recife, Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), Ebserh e Associação Brasileira dos Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue).

Data da última modificação: 06/04/2018, 14:44