Equipe da UTI do HC é homenageada por redução de infecções hospitalares

Bom resultado é fruto do empenho da equipe do HC, que faz parte do projeto colaborativo “Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil”

Foto: Moisés de Holanda/HC-Ebserh

Superintendente elogiou engajamento das equipes do HC

Um novo painel de indicadores de infecções, a publicação de uma portaria com elogio e registro em ficha funcional no Boletim de Serviço nº 138 e um café da manhã, na última sexta-feira (25), marcaram a homenagem à equipe multiprofissional da UTI adulto do Hospital das Clínicas da UFPE e a comemoração pela redução de infecções, durante reunião do setor.

O bom resultado é fruto do empenho da equipe do HC, que faz parte do projeto colaborativo “Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil”, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com o órgão americano Institute for Healthcare Improvement (IHI), ao lado de outros 119 hospitais públicos.

A chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde (SGQVS) do HC, Claudia Vidal, salientou o engajamento dos profissionais na conquista dos resultados. “Estamos com taxa zero de infecção da corrente sanguínea associada ao cateter vascular há 12 meses e taxa zero de infecção do trato urinário associada à sonda vesical de demora há 16 meses. Também neste ano, apenas dois casos de pneumonia associada à ventilação mecânica em julho. No restante dos meses, taxa zero”, explicou Claudia.

“Esses profissionais são exemplo de competência, zelo, idoneidade, dedicação, dinamismo e compromisso no desempenho de suas atividades junto ao Projeto da Colaborativa, com melhoria na qualidade da assistência à saúde, focada nas boas práticas para prevenção de infecções. Essa experiência exitosa em nossa UTI mostra que com a melhora de processos e com o engajamento de uma equipe engajada é possível alcançar grandes resultados com custo quase zero”, destacou o superintendente do HC, Frederico Jorge Ribeiro.

A portaria reconheceu o empenho dos profissionais da UTI adulto, SGQVS, Unidade de Gerenciamento de Riscos Assistenciais (Ugra) e Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH). Cada um deles recebeu um certificado individual. O HC integra o projeto desde dezembro de 2017. Em abril de 2018, a equipe do HC recebeu o selo de Liderança de Alto Impacto pelo desenvolvimento de ações na colaborativa, concedida pelo Ministério e pela IHI.

PROJETO – O “Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil” tem como objetivo reduzir 30% das infecções em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em 18 meses e 50% em 36 meses em todas as unidades em que é aplicado, contando atualmente com atuação em 120 instituições de saúde, sendo o HC uma delas. Além de ser coordenado pelo Ministério da Saúde e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), o projeto também conta com a colaboração de demais instituições de saúde de renome, como o Hospital Albert Einstein e o Hospital Sírio Libanês.

Data da última modificação: 29/10/2019, 15:45