Encontro de Socialização do Pibid e Residência Pedagógica será realizado amanhã (8)

Projetos envolvem aproximadamente 1.050 pessoas, entre licenciandos e docentes da UFPE e de escolas públicas

O Encontro de Socialização do Pibid e Residência Pedagógica (RP) acontece amanhã (8), das 8h às 17h, com mesa de abertura no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) e programação no Centro de Educação (CE). Os dois projetos institucionais têm apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e envolvem aproximadamente 1.050 pessoas, entre licenciandos e docentes da UFPE e de escolas públicas municipais, estaduais e federais.

A mesa de abertura será no Auditório Newton Maia, no CTG, das 8h às 10h, com a presença do pró-reitor para Assuntos Acadêmicos (Proacad), Paulo Goes, e da diretora de Desenvolvimento do Ensino (DDE), Eleta Freire. Também estarão presentes coordenadores institucionais; a secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação do Estado de Pernambuco, Ana Selva, representando as redes de ensino parceiras; e Mirtes Lira, da Universidade de Pernambuco (UPE), representando outras instituições de ensino superior.

A programação seguirá no Centro de Educação. Haverá rodas de conversa das 10h às 12h, apresentações de pôsteres das 12h às 14h, no hall de entrada, e sessões de comunicações orais das 14h às 17h. Foram submetidos 124 relatos de experiências no total das três modalidades. A segunda etapa do encontro será realizada em 18 de novembro, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), pois alguns subprojetos foram desenvolvidos por docentes do Campus Caruaru.

“A UFPE desde 2009 participa dos editais do Pibid, se constituindo numa das formas de reafirmar seu compromisso com a formação de professores e com a melhoria da qualidade da Educação Básica. No decorrer dos anos, o Pibid na UFPE teve ampliado o número de licenciaturas participantes, cujos núcleos têm desenvolvimento subprojetos que fortalecem ações de promoção para que o licenciando exercite de forma ativa relações entre teoria e prática”, afirmam os coordenadores Carlos Monteiro (RP) e Liliane Carvalho (Pibid).

“O Programa Residência Pedagógica (RP) tem como objetivo induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, bem como fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola. A intenção é promover sinergias entre a entidade que forma e aquelas que recebem os egressos da licenciatura, estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores”, complementam os coordenadores institucionais.

Pibid Residência Pedagógica

pibid.resid.ufpe@gmail.com