Encontro Brasil-Argentina em Bioética discute assuntos polêmicos no HC

O evento foi destinado aos profissionais do HC

A Comissão de Bioética Clínica e a Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital das Clínicas da UFPE promoveram o Encontro Brasil-Argentina de Bioética, na tarde de ontem (12). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Josimário abordou temas como a eutanásia, estupro e cuidados paliativos

O evento foi destinado aos profissionais do HC e teve como tema central “Análise Bioética na Perspectiva Argentina e Brasileira de Problemas Relativos à Saúde”. As palestras foram ministradas pelo professor Elian Pregno, do curso de Direito da Universidade de Buenos Aires e pelo chefe da Comissão de Bioética Clínica do HC e presidente do Instituto Pernambucano de Bioética e Biodireito, professor Josimário Silva.

Elian Pregno abordou temas como a pílula do dia seguinte, aborto após estupro, transplante de órgãos por doador vivo e menor de idade, feminilidade travesti, entre outros, de acordo com a jurisprudência argentina.

A palestra seguinte foi conduzida por Josimário Silva e abordou temas como a eutanásia, doação de órgãos de pacientes com morte encefálica, estupro e também cuidados paliativos. “Uma ideia que prevalece de forma errada é que cuidados paliativos são para o paciente que está morrendo e não é bem assim”, afirmou.

Josimário ainda ressalta o quanto é importante e necessário levar as discussões acerca da bioética adiante já que há muito a ser aprendido e debatido. “Algumas leis nem sempre conseguem contemplar a complexidade do cuidado ao paciente, precisamos reforçar cada vez mais as discussões e nossos estudos”, explicou.

Data da última modificação: 13/03/2019, 14:31