Embaixadora da Espanha é recebida por gestores da UFPE

Encontro teve o objetivo de estreitar as relações da UFPE com o governo espanhol a partir de suas universidades e instituições de pesquisa

A embaixadora da Espanha no Brasil fez uma vista ontem (16) à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). María del Mar Fernández-Palacios foi recebida por um grupo de gestores da Universidade no Gabinete do Reitor, durante a manhã de ontem. A reunião girou em torno da valorização da língua espanhola no país, na Universidade e em Pernambuco. Além disso, teve como objetivo estreitar as relações da UFPE com o governo espanhol a partir de suas universidades e instituições de pesquisa.

Fotos: Gabriela Albuquerque

Na reunião, foi discutida a possibilidade de ampliar pesquisas e intercâmbios

O diretor de Relações Internacionais (DRI) da UFPE, Madson Góis, explicou que o encontro sinaliza uma aproximação maior da UFPE com o país, considerado estratégico para inovação, pesquisa e outras atividades acadêmicas. “A visita também visa ressignificar, no âmbito das relações internacionais, algo que o governo federal já vem sinalizando: o reposicionamento do Brasil na dinâmica da diplomacia científica com Portugal, Espanha, África etc.”, analisa.

Durante a recepção à embaixadora, o professor contou que a língua e a cultura continuam sendo o grande desafio no intercâmbio entre os dois países. Para Madson, embora ainda se considere o aprendizado da língua inglesa uma das maiores demandas de internacionalização no estado, em setores como o hoteleiro, por exemplo, investir no ensino da língua espanhola é mais estratégico. O diretor citou, inclusive, uma pesquisa produzida pela DRI que demonstra o papel central da língua espanhola para a internacionalização de Pernambuco.

Madson aproveitou a reunião para destacar editais mantidos pela Universidade que incentivam o intercâmbio do Brasil com Espanha e países ibero-americanos, como o voltado a estudantes cotistas. Ele citou também a perspectiva de criação de outros editais em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e a Secretaria de Educação de Pernambuco. Também foram mencionados a ideia de modernizar os cursos de bacharelado e licenciatura de Letras com ênfase em Espanhol da UFPE com, por exemplo, mais componentes curriculares ligados ao mercado de trabalho e o aumento da procura pela licenciatura de Letras em Espanhol de Ensino a Distância (EAD) na Universidade.

PÓS-GRADUAÇÃO - A pró-reitoria de Pós-Graduação da UFPE, Carol Leandro, informou que a atual gestão da Universidade está procurando mudar a forma de enxergar a internacionalização, com, por exemplo, mais atenção a disciplinas internacionais, já existentes em alguns programas de pós-graduação. A professora aproveitou para explicar como funcionam as pós-graduações lato sensu que contam com residências tecnológicas, criadas pelo Centro de Informática (CIn). Nas residências desse centro, o estudante ou profissional passa a maior parte do curso atuando diretamente em empresas. Carol destacou inclusive que já existe um projeto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), baseado na experiência da UFPE, de estender esse formato para os cursos de mestrados e doutorados no país.

Carol explicou que, além das disciplinas internacionais, as cotutelas são o foco da política de internacionalização da pós-graduação na UFPE. A partir dos convênios de cotutela, o doutorando pode ter dupla titulação, com diploma validado pela Universidade e pela instituição estrangeira. “A visita da embaixadora da Espanha à UFPE pode ser considerada um marco no início de colaborações institucionais na pesquisa, extensão, graduação, pós-graduação e inovação, haja vista a convergência de áreas estratégicas e o interesse mútuo no investimento em desenvolvimento de ciência e tecnologia”, comemora.

Encontro foi realizado no Gabinete do Reitor

COLABORAÇÃO - A embaixadora María del Mar Fernández-Palacios, que passou dois dias em Pernambuco, destacou a importância da visita à UFPE. “Foi pra mim uma grande honra poder visitar a Universidade Federal de Pernambuco, encontrar-me com a equipe e verificar que temos numerosos campos para ampliar a colaboração entre a Espanha e a Universidade. Trabalhar pelo futuro dos jovens é o mais importante, para dar-lhes esse instrumento e formação”, afirmou.

De acordo com a representante diplomática do governo espanhol, as universidades espanholas têm muita capacidade para trabalhar com a UFPE porque compartilham interesses e prioridades. “A transição verde, a transição digital, a pesquisa, a inovação são todas áreas que as universidades espanholas assim, como esta universidade, estão trabalhando. Então, é muito bom unir esforços. Temos aí um grande potencial”, destacou. Ela explicou que a embaixada fica à disposição para ajudar a fazer a ponte entre as universidades e promover os intercâmbios com a UFPE, a Capes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e demais instituições públicas análogas às da Espanha.

Além do diretor de Relações Internacionais (DRI) Madson Góis e da pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro, estiveram presentes na visita da embaixadora a professora Carla Pasa, membra do Comitê de Internacionalização da DRI; o chefe de gabinete, Sérgio Abranches; Roberto Guerra, diretor de Inovação e Empreendedorismo; Flávio José da Silva, diretor de Extensão; e Rosa Maria Sánchez-Cascado Nogales, diretora do Centro do Instituto Cervantes no Recife. O reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo não estiveram no encontro porque cumprem agenda institucional em Brasília.

Data da última modificação: 16/08/2023, 15:36