Egresso de Engenharia Civil do CAA obtém 3º lugar em concurso internacional de modelagem, análise e dimensionamento de estruturas multimateriais

João Victor Cordeiro Barros foi orientado pelo professor Douglas Mateus de Lima

Egresso do curso de Engenharia Civil do CAA, formado no semestre 2022.2, João Victor Cordeiro Barros obteve reconhecimento em plataforma científica internacional com o projeto fruto do seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, sob a orientação do professor Douglas Mateus de Lima, professor do Núcleo de Tecnologia do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE.

O trabalho, desenvolvido em colaboração com Mateus Narcizo de Almeida Nunes, aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental do CAA, alcançou a 3ª colocação do “SCIA Student Contest 2023: A Arte do Projeto Estrutural”, concurso internacional de estudantes desenvolvido pelo SCIA Engineer, software internacionalmente reconhecido utilizado para modelagem, análise e dimensionamento de estruturas multimateriais. O concurso é realizado anualmente, sendo disponibilizados prêmios de 750 euros, 500 euros e 250 euros, para as 1ª, 2ª e 3ª colocações, respectivamente, podendo participar estudantes de todas as partes do mundo que desenvolvem projetos na versão estudantil do software.

A proposta da dupla da UFPE foi a criação de um projeto estrutural de um galpão industrial geminado, com cobertura dupla, projetado em aço, sendo composto por pórticos formados por perfis laminados. O objetivo do projeto foi desenvolver, inicialmente, o dimensionamento manual dos principais elementos com base nas normas brasileiras vigentes, utilizando o software Ftool para obtenção dos esforços internos e deformações dos elementos. Em seguida, foram realizadas a modelagem, a análise e o dimensionamento da estrutura global na versão estudante do SCIA Engineer 22.0, com o intuito de estabelecer uma análise comparativa dos resultados obtidos através das duas abordagens utilizadas no projeto.

Data da última modificação: 11/10/2023, 15:48