Editora UFPE lança revista Estudos Universitários 35 na quarta-feira (10)

A violência é tema da edição, que será lançada às 16h30, no Auditório Gilda Lins, na Editora UFPE

A revista Estudos Universitários chega ao volume 35 com uma diversidade de escritos sobre as ciências humanas e sociais e um especial sobre um dos temas mais debatidos no país: a violência. O lançamento da edição será na próxima quarta-feira (10), às 16h30, no Auditório Gilda Lins, na Editora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A revista foi criada em 1962 pelo educador Paulo Freire.

O debate de lançamento será com a socióloga Ana Paula Portella, do Núcleo de Estudos sobre Políticas Públicas de Segurança da UFPE, autora do estudo “Tipos e contextos da violência contra as mulheres em Pernambuco”, e a professora Lúcia Leitão, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, que escreveu o ensaio “A cidade como duplo”, ambos presentes na nova edição da publicação.

Já o estudo “Compreendendo as prisões brasileiras”, de Ivan Pojomovsky e Eduardo de Alencar, busca responder questões sobre o atual sistema prisional brasileiro, como “Quem está nas prisões brasileiras? Como é a vida dentro da cadeia? Que tipos de espaços de conflito e colaboração surgem entre os prisioneiros e entre estes e o Estado? E qual o impacto social das condições das prisões?”

Outro dos ensaios da revista é sobre ritmo, métrica e música na tradução da poesia. Escrito por Caetano Galindo, doutor em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP), o texto aborda as diferenças entre cada um dos números para a estruturação de versos, estrofes e poemas, destacando a “instável instabilidade” do tripé musical formado pelo número três, como na canção “Lucy in the sky with diamonds”, dos Beatles.

CONVIDADAS – Ana Paula Portella é doutora em Sociologia pela UFPE (2014) e mestra em Saúde Pública (2008) pelo Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz. Possui graduação em Psicologia pela PUC/Campinas (1984). Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, com atuação em projetos e políticas públicas nas áreas de gênero, direitos sexuais e reprodutivos, violência contra as mulheres e segurança pública.

Lúcia Leitão é professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da UFPE, atua no Curso de Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição, onde se graduou em 1980. Doutora em Arquitetura pela Universidade do Porto (FAUP, 2004) e mestra em Desenvolvimento Urbano (UFPE, 1996). Realizou estágio pós-doutoral na Université Paris-Descartes, Paris V, Sorbonne (2010-2011). É autora do livro “Os movimentos desejantes da cidade: uma investigação sobre processos inconscientes na arquitetura da cidade” (Fundação de Cultura Cidade do Recife, 1998).

Editora UFPE

Data da última modificação: 08/10/2018, 14:04