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Editora UFPE lança ação em homenagem ao Dia do Professor

Best-sellers da área de educação podem ser adquiridos de forma remota pela metade do preço e com frete gratuito

Na próxima quinta-feira (15), a comemoração do Dia do Professor vai ser marcada pela Editora UFPE com a venda em condições especiais de seis dos títulos mais vendidos de seu acervo sobre educação. Além de poder contar com o envio gratuito para qualquer cidade do país, o comprador que fizer pedidos dos exemplares em promoção entre 8h e 17 horas do dia 15 vai receber um desconto de 50% no valor da compra, desde que faça o pagamento até a sexta-feira (16). A solicitação precisa ser feita pelo e-mail livraria.editora@ufpe.br.

“Nossa loja física ainda se encontra fechada como medida de segurança por conta da pandemia, mas as remessas das vendas on-line através do nosso site continuam normalmente”, explica Nyêdja Cariny, servidora responsável pela livraria da Editora.

As seis obras em promoção são representativas da importância dos estudos sobre educação desenvolvidos por professores e alunos da UFPE e se encontram entre as mais vendidas pela Editora. O diretor do órgão suplementar, Diogo Fernandes, destaca o significado da ação para o Dia do Professor: “Nossa intenção é demonstrar o quanto a docência e a educação são ferramentas transformadoras da sociedade. A data comemorativa dos professores é uma ocasião especial para dar ainda mais circulação às ideias produzidas na UFPE em defesa da educação.”

Sobre os títulos em promoção

Livro 1: Os gêneros da escola e o (im)possível silenciamento da diferença no currículo
Organizadores: Alice Casimiro; Anna Luiza de Oliveira e Gustavo de Oliveira
(314 páginas)
Preço: De R$ 35 por R$ 17,50
Sinopse: Os gêneros e as sexualidades – com suas múltiplas relações com as identidades, práticas, tabus e conflitos – estão presentes na vida social e na escola. Ultimamente, tentativas de proibição dos estudos e debates nessa área têm defendido um único modelo de escolarização, de modo a padronizar comportamentos e discursos pedagógicos e também coibir o pluralismo de gênero, sexual, político e religioso. Nesse cenário, este livro coloca-se como uma importante referência de contestação e de resistência ao crescente movimento da “ideologia de gênero”, que intenta silenciar as vozes e invisibilizar os dilemas de estudantes, educadores e acadêmicos que têm buscado problematizar esta lógica de estigmatização no ambiente educacional. A obra reúne artigos de pesquisadores de todo o país que, ao contemplarem diversas teorias e investigações, problematizam questões urgentes relacionadas ao gênero e à sexualidade na educação brasileira, com debates e reflexões sobre as principais perspectivas sobre o tema, tais como aprovação de políticas públicas, discursos curriculares, dilemas de estudantes LGBT na realidade escolar e formação docente.

Livro 2: Diálogos Freireanos: a educação e formação de jovens e adultos em Portugal e no Brasil
Organizadores: Luís Alcoforado; Márcia Regina Barbosa e Denise Aparecida Brito Barreto (718 páginas)
Preço: De R$ 85,00 por R$ 42,50
Sinopse: A proposta educativa original pensada por Paulo Freire tem inspirado de modo universal diversos trabalhos e estudos na área da alfabetização de jovens e adultos. Este livro é resultado da experiência de um encontro entre educadores e investigadores portugueses e brasileiros, promovido pela Universidade de Coimbra. Trata-se de um conjunto de trinta e dois textos que testemunham a produção científica dos que estiveram presentes e abraçaram há muito a problemática de como se faz hoje a educação de jovens e adultos nos dois países, e como se poderia enriquecê-la através das interpelações do pensamento e da práxis apresentados por Paulo Freire. A obra foi originalmente lançada em e-book pela Imprensa da Universidade de Coimbra, que cedeu os direitos para que o livro fosse impresso pela Editora UFPE.

Livro 3: A geometria em sala de aula: reflexões sobre ensino e aprendizagem
Autora: Maria Alessandra Mariotti
Tradutora: Sandra de Souza Melo
(232 páginas)
Preço: De R$ 42 por R$ 21
Sinopse: A proposta da autora é ajudar professores a construir passo a passo o raciocínio geométrico de alunos no longo caminho do Ensino Fundamental ao Médio. Escrita originalmente em italiano por Maria Alessandra Mariotti, professora da Universidade de Siena, a obra foi traduzida para o português pela professora do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE, Sandra de Souza Melo. As reflexões apresentadas no livro são resultado das observações colhidas pela autora em sua trajetória docente em salas de aula italianas. Trata-se de uma valiosa obra para todos os interessados na geometria como objeto de pesquisa e como campo de ensino. São exemplos de algumas das problemáticas teóricas abordadas pela autora: as origens da geometria, a sua relação com instrumentos simples como régua e compasso, e as ambiguidades de um conhecimento dividido entre o mundo concreto à nossa volta e um mundo axiomático de pontos, retas e planos.

Livro 4: Processos de construção das práticas de escolarização em Pernambuco, em fins do século XVIII e primeira metade do século XIX
Autora: Adriana Maria Paulo da Silva
(398 páginas)
Preço: De R$ 17,50 por R$ 8,75
Sinopse: Fugindo às explicações de que o atraso educacional dos brasileiros é inerente ao funcionamento do colonialismo português, a obra analisa, não obstante a experiência colonial e a existência da escravidão, a construção e a manutenção dos processos de escolarização do sistema público de instrução na Capitania, depois Província, pernambucana nas últimas décadas do século XVIII e início do século XIX. Para isso, está dividida em três capítulos nos quais respectivamente problematiza as práticas e interdições locais, como as Reformas Pombalinas e a legislação de 1759, discute as práticas docentes e o funcionamento da instrução pública nos anos finais do século XVIII e primeira metade do século XIX, e analisa quem eram os alunos das aulas de primeiras letras em Pernambuco entre 1828 e 1846. O livro propõe uma compreensão da trajetória histórico-educacional através dos expedientes autóctones locais e cotidianos, praticados pelos setores da população, agentes do governo, professores, alunos e seus familiares.

Livro 5: Educação Popular: novas abordagens, novos combates, novas perspectivas – Volume 1
Organizador: Flávio Brayner
(196 páginas)
Preço: De R$ 30 por R$ 15
Sinopse: A obra apresenta uma representativa amostra das discussões sobre a Educação Popular realizadas na 35ª reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Trata-se de um esforço coletivo por parte de pesquisadores de todo o país em favor da renovação teórica, temática, semântica e metodológica do conceito de Educação Popular no século XXI, de modo a contemplar ampla diversidade de perspectivas extraídas de diferentes formações intelectuais. Neste volume, foram publicados nove artigos selecionados pelo comitê científico do evento, cujos título são: 1. Escravidão em Uberaba em diálogo com a Educação Popular; 2. Mulheres camponesas e seus saberes sobre a prática social do cuidado à saúde; 3. Conscientização freireana e liberdade sartreana: reflexões para os efeitos de subjetivação da Educação Popular; 4. Estudantes de origem popular: vidas entrecruzadas na universidade; 5. A educação para a cooperação no caminho do desenvolvimento; 6. Documentos curriculares para a educação indígena no Brasil: da prescrição às possibilidades de diferenciação; 7. Invasão cultural e a impossibilidade de uma educação ambiental popular: reflexões a partir da análise das ações ambientais da usina hidrelétrica Risoleta Neves, MG, Brasil; 8. Aprender com o pé atrás: reflexões sobre o lugar da (des)confiança no processo de educar-se na noite; e 9. Minicurso (Texto Coletivo): perspectivas epistemológicas da Educação Popular.

Livro 6: Educação Popular: novas abordagens, novos combates, novas perspectivas – Volume 2
Organizador: Flávio Brayner
(284 páginas)
Preço: De R$ 30 por R$ 15
Sinopse: Os doze artigos aqui reunidos resultam, em sua quase totalidade, de intervenções apresentadas na 36ª reunião anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), realizada em 2013, em Goiânia. A Educação Popular, tema aqui central, também conhecida como pedagogia freiriana, dado o pioneirismo do pensador e educador Paulo Freire em sua teorização e difusão, é contemplada pelos autores sob diferentes enfoques: na história da sua paulatina incorporação no Brasil à estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS); no horizonte político-metodológico de uma pesquisa etnográfica junto ao Movimento de Mulheres Camponesas em Santa Catarina (MMC/SC); na revisão crítica de movimentos educacionais de grande visibilidade na década de 1960, como o Movimento de Cultura Popular (MCP) e o Movimento de Educação de Base (MEB), em Pernambuco; na análise das variações de sentido que o próprio termo “Educação popular” vem conhecendo no contexto latino-americano das últimas décadas; entre outras abordagens.

Data da última modificação: 13/10/2020, 19:49