Ebserh publica editais do Enare 2023 com mais de cinco mil vagas em residência médica, uni e multiprofissional

Provas serão aplicadas em 29 de outubro em todas as capitais e cidades polos

Da Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou, ontem (7), os editais para candidatos ao Exame Nacional de Residência (Enare), edição 2023/2024. Neste ano, os profissionais de Medicina e de outras áreas da saúde têm à disposição 5.074 vagas, distribuídas em 3.143 na área médica e 1.931 nas modalidades uni e multiprofissional, ofertadas em diversos programas de 114 instituições em todo o país, incluindo o Hospital das Clínicas da UFPE. A banca organizadora do certame será o Instituto AOCP. O valor das inscrições é de R$ 310,00, para a área médica e R$ 195,00 para uni e multiprofissional. Os interessados podem acompanhar todo o processo pelo site do Enare

O período para inscrição será de 23 deste mês a 14 de setembro. A aplicação das provas será em todas as capitais e cidades polos e acontecerá em 29 de outubro. Mais informações sobre a quarta edição do Enare estão disponíveis nos editais (residência médica, uni e multiprofissional).

Principal exame de residência do país, o Enare apresenta, para os candidatos, vantagens como custo menor e único, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidades de escolha de cidade para cursar a residência, dentre outras. O sistema de classificação é muito próximo ao modelo adotado pelo Enem/Sisu.

Para residência médica, o candidato escolhe a especialidade na inscrição, e após a realização da prova, escolhe o local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada. Já na modalidade multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição, e após a realização da prova, opta pelo local onde pretende realizá-la conforme pontuação alcançada.

A primeira janela de escolha fica disponível por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar a janela de escolha, quem ocupará as vagas. Em outro momento, haverá uma nova oportunidade para o preenchimento de vagas ainda não preenchidas.

HISTÓRICO - A primeira edição do exame, realizada em 2020, contou com mais de 4,1 mil inscritos disputando 403 vagas em oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. A segunda edição, realizada em 2021, contou com mais de 31 mil inscritos para 3,2 mil vagas em 77 instituições em todo o país. A terceira edição teve 92 instituições participantes e mais de 53 mil candidatos disputando 4 mil vagas.

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Data da última modificação: 08/08/2023, 14:26