E-book de professor de Cinema da UFPE é citado em cartilha lançada pelo Ministério da Cultura

Publicação e cartilha estão disponíveis on-line

O e-book “A linguagem do cinema: uma introdução”, publicado em 2021 pela Editora da UFPE e escrito pelo professor Rodrigo Carrero, do Departamento de Comunicação Social da Universidade, ganhou citação na cartilha lançada pelo Ministério da Cultura do governo federal, para auxiliar produtores e artistas a elaborar programas, projetos, eventos e produtos capazes de usufruir dos R$ 3,8 bilhões que a lei pretende investir no setor cultural.

O livro, direcionado a alunos da graduação com o objetivo de demonstrar os componentes da linguagem básica do audiovisual, é a única obra a ganhar uma citação na cartilha. O trecho está na página 7: “Todas as ferramentas narrativas audiovisuais possuem pelo menos duas funções centrais: a função narrativa e a função estética”. A publicação está disponível para download gratuito no site da Editora UFPE.

A cartilha, disponível como tutorial para uso da lei no site do Ministério da Cultura, explica como funciona a Lei Complementar 195/2022, nomeia quais etapas devem ser seguidas para a elaboração de projetos, e reforça sugestões de acessibilidade e ações afirmativas, entre outras dicas.

Autor do livro, o professor Rodrigo Carreiro é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, bolsista de produtividade do CNPq e responde pelas disciplinas de Captação e Edição de Som no curso de Cinema e Audiovisual da UFPE, onde leciona desde 2009.

Data da última modificação: 30/06/2023, 12:55